facebook

Joel Gomes Teixeira lança livro de crônicas em Irati

02/12/2019

Joel Gomes Teixeira lança livro de crônicas em Irati

Na noite de terça-feira (26), foi realizada na sede do Centro Cultural Clube do Comércio a cerimônia oficial de lançamento do livro “Sob o Sol dos meus Melhores Dias”, de autoria de Joel Gomes Teixeira, escritor iratiense também conhecido pelo apelido de “Thuto Teixeira”, que tem no bairro Vila São João e em diversas localidades do município e em experiências de sua infância, juventude e vida adulta a inspiração para muitos de seus textos, entre os quais, aqueles que foram escolhidos para figurar na obra lançada.

Convidado a fazer uso da palavra, Joel Gomes Teixeira, o qual se emocionou em diversos momentos da cerimônia, com muita simplicidade e humildade agradeceu diversas vezes a todos os presentes, à Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati e ao Centro Cultural Clube do Comércio, pela oportunidade. “Nunca imaginei que um dia fosse ver uma cerimônia tão bonita sendo realizada por conta de algo que eu fiz. Nem sequer pensava que lançaria um livro. Para mim, esse momento é indescritível”, falou o autor em meio ao seu discurso.

O professor Antonio Alceu Jacopetti, figura de grande prestígio dentro da área da Educação Física em Irati, que também ficou conhecido por sua atuação nos veículos de comunicação da cidade na área da crônica esportiva e da fotografia de esportes, foi um dos idealizadores do lançamento. “Há muito tempo que comentamos entre os nossos amigos, inclusive com o saudoso professor José Maria Orreda, que o Joel merecia ter um livro publicado. Desde então, temos nos dedicado em busca de apoiadores para viabilizar essa publicação, e hoje temos a satisfação de ver isso se tornando realidade”, citou ele.

O ex-prefeito Alfredo Van der Neut, que atualmente responde pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, e que representou na ocasião o prefeito Jorge Derbli, destacou o trabalho da atual gestão administrativa em desenvolver espaços para que os artistas de Irati possam aproximar seus trabalhos da população. “Fizemos recentemente a instalação da sede administrativa da nossa Secretaria, e estamos trabalhando para retomar o mais brevemente possível também a obra da Casa da Cultura, a qual será um local de exposições, apresentações e diversos eventos ligados à arte”, pontuou, deixando ainda suas pessoais felicitações a Joel Gomes Teixeira.

Ao longo da cerimônia, foi exibido à plateia um vídeo gravado por Julio Marcos Bronislavski, escritor e amigo pessoal de Joel Gomes Teixeira, o qual ressaltou a extensa produção literária que o autor do livro “Sob o Sol dos meus Melhores Dias” tem, com mais de 700 textos publicados no site “Recanto das Letras”, e mais de 45 mil visualizações somadas.

A acadêmica Caterina Balsano Gaioski, que tem cadeira na Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), fez seu relato como leitora dos textos de Joel Gomes Teixeira pela internet, tendo chegado até este trabalho também pelo material publicado por ele nos grupos de Facebook da cidade e em seu próprio perfil nesta rede social. Caterina mostrou-se uma grande admiradora das formas com as quais Joel expressa seu amor por Irati e pela vida.

A vice-presidente da ALACS, Luiza Nelma Fillus, em uma fala que movimentou a plateia presente, disse ter conseguido vivenciar, com a leitura dos textos de Joel Gomes Teixeira, as experiências dele. “Consegui, lendo sua prosa poética, voltar à minha própria juventude com os relatos da sua época de jovem na nossa terra querida”, disse Luiza, também sugerindo que exemplares do livro “Sob o Sol dos meus Melhores Dias” fossem adquiridos pelo município e distribuídos nas escolas municipais e estaduais de Irati, para que os textos do autor fossem lidos e interpretados em sala de aula.   

O presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), Herculano Batista Neto – que em 2019 lançou o livro “O Genial Padre Doutor” - além de parabenizar Joel Gomes Teixeira pelas suas obras, também deixou clara sua vontade de que o autor se tornasse um acadêmico. “Gostaríamos de fortalecer nossa instituição com pessoas como ele, que carregam a identidade da região na arte que produzem, e que nos orgulham enquanto cidadãos daqui”, afirmou.

Além dos nomes já citados, também estiveram presentes na cerimônia de lançamento do livro “Sob o Sol dos meus Melhores Dias”, de Joel Gomes Teixeira: o presidente do Centro Cultural Clube do Comércio, Vergílio Trevisan; o representante da deputada federal Leandre Dal Ponte, Dagoberto Waydzik; a representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Irati, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, bem como diversos acadêmicos da ALACS, e ainda familiares e amigos do autor da obra.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580