facebook

4ª Regional de Saúde promove troca de experiências inovadoras na saúde

Com o tema Trajetórias de Fortalecimento e Consolidação do SUS, o evento destacou iniciativas que estão dando certo, visando inspirar outros municípios.

07/12/2023

4ª Regional de Saúde promove troca de experiências inovadoras na saúde

Irati sediou a II Mostra de Experiências Exitosas da 4ª Regional de Saúde, um evento que reuniu prefeitos, representantes de municípios e da saúde nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Tradições Willy Laars. Com o tema 'Trajetórias de Fortalecimento e Consolidação do SUS', o encontro proporcionou um intenso compartilhamento de ações bem-sucedidas entre gestores dos municípios da região.  O propósito principal foi inspirar a inovação na área da saúde, além de homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais da região.

Larissa Mazepa, médica e chefe da 4ª Regional de Saúde, destaca a importância do evento que foi sediado em Irati. “O principal de tudo é mostrar que na nossa região nós podemos com pouco fazer muito. Se um município, com muita criatividade, conseguiu chegar a um objetivo tão bom, os outros municípios podem também estar compartilhando essas amostras exitosas para que possam ser feitas assim, cada vez mais, atitudes para o benefício da população”, detalha.

Segundo a chefe da 4ª Regional, o encontro dá visibilidade ao trabalho que busca o aprimoramento dos serviços de saúde. “O principal de tudo é que essa amostra de experiências exitosas serve também como uma vitrine para que todo Paraná veja; e isso pode refletir em outras regiões, principalmente nas regiões que são parecidas com a nossa, com o clima, com o número de habitantes, pequenas e grandes cidades, e que possam levar também ideias, porém, tendo o registro de que foi aqui que se iniciou, foi aqui que tiveram a criatividade para transformar o pouco em muito”, explica.

Além disso, ela cita que o evento possibilita uma prestação de contas, apresentando os resultados do dinheiro público investido na área da saúde. “Além de demonstrar que a nossa região tem atividades que favorecem a população para um SUS de qualidade, e homenagear essas pessoas que com tão pouco acabam fazendo muito, mostrar para os prefeitos onde os gestores estão colocando a verba que vem para a população e fazendo com que essas amostras mostrem a criatividade que esses profissionais da saúde vêm demonstrando durante o longo desses tempos”, afirma Larissa.

Experiências exitosas

Durante o evento, Irati destacou iniciativas que estão dando certo no município na atenção aos idosos e no pré-natal. A Secretaria Municipal de Saúde detalhou as experiências, como relata o secretário João Almeida Junior. “Nós temos, na Unidade de Saúde dos bairros Gutierres e do Riozinho, o envolvimento de toda a comunidade. Nós temos um grupo de idosos que faz atividade física, todo o atendimento de diabetes, de hipertensão, e toda semana eles têm alguma atividade dentro da unidade. Já no bairro Rio Bonito, nós temos uma experiência que nós estamos trazendo os pais para o pré-natal. Criamos até o nome: ‘Pai Presente’. Durante todo o pré-natal, a importância de o pai saber o que está acontecendo com a saúde do filho e da esposa, e saber que quando essa criança nascer, quais são as responsabilidades dele também. E trazendo ele desde o início do pré-natal, nós vamos ter um envolvimento maior da figura masculina na criação dessa criança”, argumenta João Almeida Junior.

Ele acredita que essas experiências podem inspirar outros municípios a adotarem práticas semelhantes, promovendo atendimentos mais humanizados. “Eu costumo brincar, nossa secretaria é de saúde, não ‘secretaria de doença’. Então nós queremos fazer essa promoção de saúde, trazer aqui essa troca dessas experiências entre os municípios, mostrar que esses funcionários nossos, eles estão fazendo tanto a diferença quanto a resiliência nessas equipes. E trazendo o que é o principal, e o objetivo de todos nós, que é levar uma saúde de qualidade mais rápida e mais eficiente para os nossos pacientes”, afirma o secretário.

Para a diretora técnica e administrativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), Ângela Maria da Cruz Cardoso, essa troca de experiências entre os municípios da região é relevante para a resolução de desafios na Saúde. “As equipes sempre compartilham experiências com outros municípios do estado do Paraná. Temos nove municípios, todos com realidades parecidas e diferentes ao mesmo tempo, e que um ajuda o outro ao compartilhar as experiências. Nós, do consórcio, compartilhamos pacientes com os municípios, e compartilhar experiências é muito importante, porque às vezes, dentro do seu consultório atendendo e na angústia de resolver o problema, quando a gente compartilha uma experiência, um caminho que já foi trilhado, pode facilitar a vida do outro que está lá tentando resolver”, avalia.

Atendimento humanizado

Para o presidente da Amcespar, prefeito de Irati, Jorge Derbli além da troca de experiências entre os municípios, é preciso focar também em atendimentos cada vez mais humanizados aos pacientes. “Muitas vezes um bom atendimento faz muito mais efeito sobre um medicamento para um paciente. Nessa interação nesse evento, o que acontece de bom em Mallet, por exemplo, que seja copiado em Irati; o que acontece em Fernandes Pinheiro, seja copiado em Inácio Martins; sucessivamente, assim, essas experiências que realmente trazem um benefício para a população carente que precisa do sistema de saúde”, comenta Derbli.

O provedor da Santa Casa de Irati, médico Ladislao Obrzut Neto, também acredita que um atendimento mais humanizado traz bons resultados na recuperação dos pacientes. “O trabalho das pessoas é ter um relacionamento empático, tratar os outros como gostariam de ser tratados. O médico fazer a sua visita, conversar com o doente, o enfermeiro que faz a visita, orienta o seu paciente. Dessa forma, as pessoas que vão nos procurar, elas vão ser acolhidas, e é isso que eles precisam, um acolhimento bom, um acolhimento simples, e um acolhimento que traga frutos, principalmente na recuperação do paciente”, finaliza.

Vacinação e medicamentos

Um dos grandes desafios que o Paraná enfrentou recentemente foi superar a pandemia de Covid-19, promovendo a vacinação das pessoas, destaca o vice-presidente do Consórcio Paraná Saúde, prefeito de Inácio Martins, Junior Benato.

“Eu acho que foi demonstrado no período de pandemia que o Estado Paraná saiu na frente de muitos outros estados com maior capacidade financeira e de dar resposta. Com pouco nós demos a resposta de como você combate uma pandemia através até do exemplo da vacinação. Hoje, nós temos um consórcio de saúde, de aquisição de medicamentos, que ele é um dos mais conceituados do país na compra de medicamentos e distribuição pela linha SUS para os municípios. São essas experiências que nós temos dentro das regiões do Estado do Paraná, que leva a colocar o Estado na vanguarda da saúde para que a gente evolua cada vez mais”, descreve Junior Benato.

A secretária municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, Emanuelle de Matos lembra que os profissionais de saúde são fundamentais, principalmente em épocas difíceis como a da pandemia. “O empenho dos profissionais da regional que não nos deixavam desanimar nos momentos que não eram fáceis para a nossa população. Todos os municípios têm ótimas experiências e que com certeza quem ganha é a nossa população”, avalia.

Desafios

Apesar das muitas experiências bem-sucedidas, também existem desafios a serem superados na área de saúde. Dentre eles, a chefe da 4ª Regional de Saúde destaca a atenção especializada, onde a falta de profissionais qualificados ainda é um obstáculo na região. “Eu acredito que na atenção especializada, o principal é conseguir profissionais capacitados para estar atendendo a população. É muito complicado encontrar profissionais que queiram vir até a nossa região para atender as pessoas, mas com criatividade e com o esforço dos gestores, dos prefeitos, a gente consegue trazer esses profissionais aqui para nossa região para que eles possam estar atendendo a população”, explica Larissa.

Texto/Fotos: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1567 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580