facebook
19/07/2021

Rio Azul completa 103 anos e prefeito Leandro Jasinski comenta os avanços alcançados

Rio Azul completa 103 anos e prefeito Leandro Jasinski comenta os avanços alcançados

Rio Azul completou 103 anos na última quarta-feira (14) e prefeito Leandro Jasinski conta como estão sendo os primeiros meses de seu mandato, com investimentos em Educação, Saúde, Infraestrutura e Habitação. Além de citar os avanços alcançados recentemente, ele parabeniza o município e a população por todas as conquistas somadas durante mais de um século de história. “Aproveito para dar parabéns ao município pelos 103 anos, parabenizo também a população que durante a pandemia está colaborando, pois, seguindo as orientações da saúde pudemos reduzir bastante os casos de coronavírus e estamos praticamente zerados no número de contaminados”, diz Jasinski.

O prefeito enumera alguns trabalhos para a melhoria da qualidade de vida dos rioazulenses a serem comemorados –  projetos em andamento e outros em fase de conclusão.

Educação

Foi enviado para Câmara Municipal de Rio Azul e está em fase de licitação o projeto “Bolsa Transporte Universitário”, em que a Prefeitura almeja pagar 50% do que os estudantes universitários gastam em transporte para ir até União da Vitória ou Irati. “O melhor investimento é em educação, porque assim muitos alunos poderão ter mais acesso às universidades da região, com a prefeitura ajudando no transporte”, enfatiza Jasinski.

Na rede municipal de ensino foi entregue para todas as crianças o kit escolar. Também está em fase de licitação o uniforme escolar para os alunos das escolas municipais. O prefeito comenta que pretende entregar os uniformes ainda este ano para os alunos.

Na Vila Diva está sendo construída uma nova escola municipal que vai substituir a escola Vanda Hessel. A nova escola terá 12 salas de aula e vai receber os alunos da cidade. “Será uma escola grande, no valor aproximado de R$ 4 milhões, essa escola começou na época do prefeito Paulo Girardi e já poderia ter sido concluída na gestão passada. Nós não temos problema em inaugurar uma obra começada por outro prefeito, nossa vontade é de agilizar para que as crianças possam utilizar o quanto antes. Com certeza será uma escola que vai dar mais conforto para todos trabalharem e estudarem mais animados”, afirma Jasinski.

Saúde

Na área da saúde, o prefeito informou que o Município triplicou o repasse para o hospital de Caridade São Francisco de Assis; foram feitas várias aquisições de medicamentos para não faltarem remédios nos postos de saúde; as consultas especializadas e exames que vão para fora estão sendo liberados, as cirurgias eletivas ficaram paralisadas por conta da pandemia, mas o município tem feito o possível para dar andamento efetivo nos tratamentos de saúde.

Infraestrutura

O prefeito de Rio Azul relata que os investimentos em infraestrutura se estendem da zona urbana até comunidades mais afastadas.  Foram iniciadas as obras de pavimentação da via que segue desde a saída da cidade em direção à comunidade de Rio Azul de Cima. Outros projetos de pavimentação estão em andamento para atender localidades como Beira Linha, Vila Gembaroski, ruas da Vila Diva e outras vilas. Será melhorada a saída para a localidade Faxinal do São Pedro e a saída para Cachoeira dos Paulistas. “Queremos fazer um projeto para modificar a saída da comunidade de Pinhalzinho, porque sai na BR-153 e é um lugar perigoso, por isso queremos mudar a entrada mais perto do trevo”, explica Jasinski.

Ele também comenta que serão adquiridos vários equipamentos rodoviários para que a execução dos serviços necessários seja mais rápida. “Temos o financiamento que a Câmara já aprovou para a compra de máquinas e caminhões, fora isso, temos empenhado com deputados estaduais e federais patrolas, carregadeiras, retroescavadeiras, escavadeira hidráulica, tudo irá ajudar na agilidade dos serviços de infraestrutura”, frisou.

No interior estão sendo desenvolvidos projetos para melhorar a qualidade de vida dos moradores, como a ligação de água para a comunidade de Faxinal dos Paulas. Jasinski relata que também deseja conseguir o abastecimento de água para outras comunidades. “Recentemente estive conversando com o presidente da Sanepar para conseguir a liberação da água para outras comunidades que precisam do abastecimento”, disse.

Emprego

Todos os investimentos em infraestrutura também visam tornar Rio Azul um município mais atrativo para a instalação de novas empresas, para a geração de empregos. , Jasinski  conta que já há um projeto aguardando aprovação do Legislativo para a instalação de uma fábrica de costura e acrescenta: “temos conversas com outros empresários que têm interesse em Rio Azul, por exemplo, ervateiras e fábrica de cama box”.

Habitação

Para auxiliar famílias carentes com habitações dignas, duas casas de madeira foram construídas com recursos próprios do município e entregues. Outras nove residências estão sendo feitas e ainda existe a cessão de materiais, em alguns casos.

O município também tem 34 casas em construção através de parceria com a Cohapar, cujas obras atingiram 50%.

O prefeito cita que ainda há 105 casas pelo sistema de financiamento da Caixa Econômica Federal. São 55 casas no antigo CTG e 50 casas na Beira Linha. Através da adesão do Município a um programa do Governo do Estado, as famílias não vão precisar pagar mais a entrada e terão acesso facilitado às moradias. “ A pessoa paga as parcelas que também têm um valor menor graças ao subsídio do governo estadual e federal”, disse Jasinski.

Como foram as comemorações

Para comemorar os 103 anos de Rio Azul, foi realizada uma live no sábado (10). Ocorreu a premiação dos vencedores da 1ª Live Festival de Música Rioazulense, sendo três vencedores da categoria juvenil e cinco da categoria adulto.

“Fiz questão de deixar só para Rio Azul participar do festival, senão viriam pessoas de fora e os artistas poderiam pensar que não iriam ganhar porque vem gente de fora. Teve muitos participantes e conseguimos fazer uma premiação boa. A live foi muito bem, já deu mais de 15 mil visualizações”, relata o prefeito Leandro Jasinski.

Na noite de quarta-feira (14), os vencedores do festival se apresentaram, a banda Herdeiros da Tradição também participou.

Durante o dia do aniversário de Rio Azul, para simbolizar e marcar os 103 anos do Município, foram plantadas 103 mudas de árvores.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk e Arquivo/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS