facebook
27/08/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Continuidade de obras em Teixeira Soares

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Continuidade de obras em Teixeira Soares

Continuidade de obras em Teixeira Soares

Na terça-feira (17) o prefeito de Teixeira Soares Lula Thomaz, a vice-prefeita Juliana Belinoski e o vereador Edson Ror estiveram em Curitiba. Na capital, eles pleitearam ao deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex (PSD) e do deputado estadual Alexandre Curi (PSB) recursos para a continuidade da pavimentação asfáltica após a ponte da gruta, além de revestimentos em novos trechos de calçamento com pedras poliédricas. Na ocasião,  também solicitaram recursos para investimentos nas comunidades da Mangueirinha e Faxinal dos Mineiros.

Em busca de recursos para Mallet

Na última quarta-feira (18), prefeito de Mallet Moacir Alfredo Szinvelski (PSD) e secretário municipal de Indústria e Comércio, Jossoel Nicolaico (Léo), acompanhados pelo deputado estadual Hussein Bakri (PSD), estiveram reunidos com o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves. Eles conversaram sobre novas linhas de créditos para investimentos municipais e privados para Mallet.

Isenção de tributos às empresas do setor de eventos

Na sessão da Câmara Municipal de Irati de terça-feira (18) o presidente Helio de Mello e os vereadores José Renato Kffuri e Vera Gabardo apresentaram indicação sugerindo que sejam realizados estudos a fim de conceder isenção de tributos às empresas do setor de eventos. A proposta pretende ser uma medida justa para atender essa parcela da população que vem enfrentando severas dificuldades, tendo em vista que o segmento está há mais de um ano sem operar devido à pandemia.

Estar digital?

Na última terça-feira (17), os vereadores receberam na Câmara Municipal de Irati o chefe da Iratran, Lee Jhefferson Souza, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Edson Luís Elias. Lee prestou esclarecimentos sobre o Projeto de Lei nº 041/2021, que dispõe sobre a implantação de estacionamento regulamentado eletrônico (Estar), que está sendo analisado pelos parlamentares. Segundo informações, o Estar passará a funcionar no sistema eletrônico por meio de aplicativo no celular, mas os cartões de papel continuarão sendo aceitos. Segundo o IBGE, mais de 30% da população não possui celular. Outra pesquisa realizada pelo Pew Research Center aponta que no Brasil, 60% dos adultos têm um smartphone, enquanto 33% têm um aparelho móvel não inteligente. Outro dado importante mostra que 17% não têm acesso a qualquer tipo de tecnologia móvel.

Artagão Junior visita região 

O deputado estadual Artagão Júnior (PSB) esteve nesta quinta-feira (19) visitando municípios da região Centro Sul do Paraná. O deputado passou por Teixeira Soares, para discutir com lideranças as demandas locais, questões referentes à pandemia e projetos futuros a serem trabalhados junto às secretarias de Estado. Artagão também esteve em  Rebouças discutindo pleitos do município com vereadores.  O deputado aproveitou para conferir o andamento da obra de pavimentação asfáltica na  PR-364, que liga Irati a São Mateus do Sul, que está trazendo o progresso para a região. Esta obra foi defendida desde o começo pelo deputado.

Câmara Mirim em Irati

Com a retomada das aulas presenciais em Irati, em sistema híbrido, o projeto Câmara Mirim pôde voltar a ser desenvolvido. Na terça-feira (18) aconteceu a votação para a escolha dos vereadores mirins e seus suplentes, em 10 escolas municipais.  As votações ocorreram de forma presencial, via WhatsApp e por meio do Google Forms. E a cerimônia de posse da Câmara Mirim já tem data marcada. O correrá no dia 1º setembro às 9 horas.

Texto: Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

COMENTÁRIOS