22/04/2024
Na quarta-feira (17), durante o 13º Fórum da Erva Mate, realizado em União da Vitória, os prefeitos das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), formalizaram a participação da Associação no Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate).
O Conselho existe desde 2019 e tem a missão de organizar a cadeia produtiva da erva-mate em políticas públicas, inovação, pesquisas, cultura, turismo e desenvolvimento. Até então, o Congemate reunia apenas cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). Com a adesão da Amcespar ao Conselho, a entidade passa ter a participação de 19 municípios – nove da Amsulpar e dez da Amcespar.
Fazem parte do Cogemate: Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul, União da Vitória, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e Prudentópolis.
Com o Cogemate, o objetivo é de tornar a maior região produtora do estado do Paraná referência em toda cadeia produtiva do Brasil. Juntos, os municípios da Amcespar e Amsulpar produzem mais de 80% de erva mate do Paraná.
Adesão da Amcespar
A adesão da Amcespar ao Cogemate foi assinada pelo presidente, prefeito de Irati Jorge Derbli, no 13º Fórum da Erva Mate, com a presença de vários prefeitos e secretários municipais de Agricultura da região Centro Sul.
Estiveram presentes os prefeitos de Inácio Martins, Junior Benato; de Rio Azul, Leandro Jasinski; e de Mallet, Moacir Szinvelski. Além de secretários municipais e prefeitos da Amsulpar.
Para o presidente do Cogemate, prefeito de Cruz Machado, Nei Kukla, a adesão da Amcespar fortalecerá as ações do Conselho. “Um passo importante, onde a Amcespar estará aderindo ao Cogemate, vindo a somar com seus municípios que também tem grande importância na produção de erva-mate. Essa parceria irá dar força para pleitear políticas públicas, somando os trabalhos que já vem sendo realizados”, destacou Nei Kukla.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Divulgação/Amcespar