facebook
09/11/2020

Editorial - Uso racional da água pode evitar rodízio e falta no verão

Editorial - Uso racional da água pode evitar rodízio e falta no verão

Irati e região ainda não enfrentam o problema de ter que fazer rodízio para o abastecimento de água nas residências, por áreas das cidades. Entretanto o alerta de que isso pode vir a acontecer no verão já foi dado pela Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar. A previsão é de que a estiagem que atinge todo o Paraná desde o começo do ano deva se prolongar pelos próximos meses, o que também poderá atingir a região.

De acordo com a Sanepar, Irati é abastecida pelo Rio Imbituvão e mais três poços artesianos, sendo 60% da captação no rio e demais 40% de captação subterrânea. Caso a estiagem se prolongue, poderá haver uma redução ainda maior na vazão do rio e também rebaixamento do nível dos aquíferos que abastecem os poços.  A Sanepar alerta que, se isso ocorrer, pode haver necessidade de implantação de rodízio para equilibrar a demanda por água, como tem ocorrido em Curitiba e nos municípios da região metropolitana há vários meses.

O Paraná passa por uma das maiores estiagens da sua história e está sob regime de emergência nessa área há mais de 180 dias – o decreto que prorroga essa condição por mais 180 dias foi editado na semana passada pelo governador. Este, também esteve em Brasília nesta semana solicitando auxílio federal para obras de infraestrutura para minimizar o problema no Estado e enfrentar a da crise hídrica.

Diante desse panorama, cabe a cada cidadão fazer a sua parte. Mas como? Economizando água. De acordo com a Sanepar, é necessário cerca de 20% de economia de todos. Como? Reduzindo o tempo do banho, aproveitando a água da máquina de lavar roupas para lavar calçadas e fazer limpeza, desligando a torneira enquanto se escova os dentes. São atitudes simples. Básicas. Mas extremamente necessárias para que não falte água, nem haja racionamento na região. E para que isto não ocorra justamente no período mais quente do ano, quando a água realmente é imprescindível para minimizar o calor, evitar a desidratação, permitir a limpeza e a higiene.

COMENTÁRIOS