facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1230 - Já nas bancas!
29/05/2020

Moradora de Irati comemorou 100 anos de idade nesta semana

Moradora de Irati comemorou 100 anos de idade nesta semana

A quinta-feira, dia 28 de maio de 2020, foi uma data especial para as famílias iratienses Stroparo e Duda. O momento foi de celebração à vida, de comemorar  o aniversário de 100 anos de idade da matriarca, Joana Stroparo Duda.

Questionada sobre a receita para viver tanto, afinal não é qualquer um que consegue chegar aos 100 anos, ela disse à equipe do Hoje Centro Sul, por telefone, que é “trabalhar, comer comidas simples, rezar e descansar”.

A senhora conta que o que mais marcou a sua vida foi trabalhar na lavoura desde o início da manhã até o escurecer. Ela também relembra que, em sua época de adolescente, tinha dificuldade para ir à escola.

Moradora de Irati, Joana Stroparo Duda nasceu na colônia Antônio Rebouças, localizada na área rural de Campo Largo, no dia 28 de maio de 1920. Em Irati, pessoas de diversas famílias se integraram à árvore genealógica de Joana, a partir do casamento de filhos e netos. Da grande família, fazem parte, por exemplo, Gerson Rebesco, que é esposo de uma das filhas da anciã. 

Ao todo são 11 filhos, 23 netos, 25 bisnetos e a tataraneta. Devido à pandemia, não foi possível fazer uma grande festa para reunir todos – filhos, netos, bisnetos, tataraneta, esposos e esposas dos netos, demais parentes e amigos. A comemoração foi mais simples, em casa, apenas com os mais próximos.

Mas, mesmo sem um grande evento, não faltou carinho dos familiares e amigos, que telefonaram para a aniversariante  e enviaram mensagens e presentes para a simpática anciã. Boa parte dos parentes também dedicou um tempinho para rezar por ela.

Conselho

Com tanta experiência de vida, o conselho que a senhora de 100 anos de idade dá para os jovens é “que fiquem longe dos vícios, principalmente da bebida”.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Arquivo/Pessoal