facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1230 - Já nas bancas!
29/05/2020

13 projetos da Unicentro recebem recursos, três do campus de Irati

13 projetos da Unicentro recebem recursos, três do campus de Irati

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) divulgou no último dia 19, o resultado da chamada pública para financiamento de ações universitárias extensionistas pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). No total, foram contempladas 85 propostas submetidas por instituições de ensino superior públicas – estaduais e federais – e privadas. Dessas, 13 são projetos de professores da Unicentro e três são do campus de Irati.  

Um dos três projetos de professores do campus de Irati aprovados é coordenado pela docente Cristina Fujinaga. O “HumanizAção: grupo de apoio, empreendedorismo e empoderamento feminino para mães de prematuros” tem como pano de fundo o enfrentamento dos altos índices de partos prematuros na região – taxa que, segundo a professora Cristina, está entre as maiores do estado. “Essas mulheres, essas mães acompanham o internamento do seu bebê na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e passam uma grande parte do seu dia sem nenhum tipo de atividade para desenvolver. Então o projeto visa desenvolver essas atividades para ajudar essas mulheres a passarem por esse momento de extrema preocupação e sofrimento durante o internamento de seu filho. Acreditamos que essas atividades vão auxiliar essas mulheres no enfrentamento dessas condições que elas apresentam, de fragilidade pelo nascimento do filho prematuro, como também do seu próprio fortalecimento enquanto mulheres, cidadãs, capacitando elas a essa possibilidade de uma renda, ajudando na situação financeira da família”, conta a docente.

Para o cumprimento de todos os objetivos previstos, a proposta agrega professores e estudantes dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Administração do campus de Irati, além de mestrando e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Interdisciplinar.

O segundo projeto do campus de Irati selecionado foi tem como título: Fortalecimento do conhecimento, cultivo, uso e processamento de plantas medicinais por grupos de mulheres agricultores. A proposta é coordenada pelo professor Marcelo Barreto, do Departamento de Geografia.

O terceiro projeto tem o título: Artes do corpo e educação. Tem coordenação da professora Gláucia Kronbauer, do Departamento de Educação Física.

Outros projetos

Os outros dez projetos selecionados são desenvolvidos em Guarapuava no campus Santa Cruz e no campus Cedeteg, da Unicentro. Alguns dos temas são: materiais didáticos bilíngues para alfabetização em contexto indígena; metodologia da justiça restaurativa nas políticas de proteção da infância e juventude; prevenção da violência contra a mulher;  prevenção da obesidade infantil; cultivo agroecológico de hortaliças; dentre outros temas.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Unicentro

Foto: Divulgação