facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1223 - Já nas bancas!
20/04/2020

Editorial - Os vários lados da pandemia

Editorial - Os vários lados da pandemia

Preservar a saúde dos profissionais indispensáveis, como os que atuam na área de segurança pública. Esta é uma diretriz estratégica em tempos de pandemia. Seria impensável para a saúde mental da população ter aliadas às incertezas  quanto à possibilidade de contágio e as preocupações quanto aos rumos da economia, indefinições quanto à manutenção de questões ligadas à segurança.

E os profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros dão o amparo em momentos críticos como no combate a incêndio, no atendimento a acidentes de trânsito, nas necessidades de  buscas e salvamentos. Eles têm treinamento específico para desempenhar estas atividades e não é tão simples substitui-los em caso de possível afastamento do trabalho por suspeita de contaminação pelo coronavírus. Por isso, o cuidado e a atenção especial para que o Comando do Corpo de Bombeiros tem dado às medidas de prevenção, que incluem, no caso da nossa região, que eles evitem o contato com pessoas que sejam casos suspeitos da doença.

Por outro lado, eles também tem tido uma trégua em suas atividades cotidianas. Isso porque as pessoas estão em isolamento em casa, logo se envolvem menos em acidentes. Como consequência, o número de acionamento dos bombeiros para atender acidentes diminuiu. Também diminuíram às chamadas para que estes profissionais atendam problemas de saúde clínicos, em que eles são chamados para levar as pessoas para as unidades de saúde. Isso porque, com medo de serem contaminadas pelo coronavírus,  as pessoas têm respeitado a recomendação da Organização Mundial da Saúde  de que apenas os casos mais graves sejam encaminhados para as unidades de saúde.

Devido a estes fatores, o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Irati diminuiu em 30%. Cabem alguns questionamentos. Será que o uso dos serviços públicos de saúde é feito com bom senso pelas pessoas?  É possível evitar acidentes apenas dedicando mais tempo e atenção à família?

Independente das respostas, os números comprovam  que, por mais que a pandemia traga situações trágicas de modo geral, também tem nuances positivas.   

Classificados