facebook

Ceebja promove 1ª mostra interativa de arquitetura medieval

A exposição conta com maquetes detalhadas de construções como casas e catedrais, além da possibilidade de visitar as construções reais virtualmente

12/07/2022

Ceebja promove 1ª mostra interativa de arquitetura medieval

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja), promoveu uma exposição de maquetes detalhadas que remontam a história das construções de casas e templos religiosos da Idade Média, e demonstra como era o estilo românico e gótico.

O idealizador da exposição foi o professor Walter Vagner, que já fazia o trabalho por hobby   e teve a ideia após influência de outros professores e de uma aluna, com deficiência visual, a qual serviu de inspiração para a produção das maquetes no colégio.

Além das maquetes, sites interativos apresentam catedrais e castelos da Idade Média, passando primeiramente pela arquitetura da arte românica. Período da Alta Idade Média (entre os séculos V e IX), que estava associado à construção de castelos, abadias, mosteiros e catedrais.

Na sequência, a exposição segue com a evolução da arquitetura gótica, com seis maquetes de catedrais. A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no século XII no Norte, onde atualmente se localiza a França. Então difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para várias localidades da Europa até o século XV. Na exposição, é possível observar com detalhes a catedral de Notre Dame (que pegou fogo em abril de 2019), e o expectador pode interagir no seu interior e exterior, tendo uma ideia do esplendor de sua iluminação e de seus vitrais com uma réplica de vitral ao lado.

Ao mesmo tempo é possível interagir através de um passeio virtual com as construções reais e comparar os detalhes com as maquetes.

👉 Clique aqui e receba as notícias da região no seu celular

A proposta é demonstrar para os alunos, através de aulas interativas, como eram feitas as construções em cada época. “É um estudo sobre as catedrais românicas, góticas e também como eram feitas as casas medievais também, que foca na arquitetura, e um pouquinho falando sobre os vitrais também, sobre a refração da luz nessas catedrais”, diz o professor Valter.

Ele explica os diferentes períodos da história a partir das obras. “As casas essencialmente eram construídas com fibra de madeira, com uma armação em madeira, onde era preenchido com alvenaria ou barro com palha. Já nas catedrais românicas, o material utilizado era a pedra. Eram paredes mais grossas e com pouca iluminação, visto o contexto político da época que era um período de instabilidade entre os reinos, onde muitas catedrais viravam fortalezas, feitas para resistir os ataques”, relata o professor.

Igreja do Itapará

A exposição oferece também uma mostra de fotografias históricas que trazem a evolução da arquitetura da igreja Assunção de Nossa Senhora, no distrito do Itapará, fundada em 1914, passando pela construção da segunda igreja, nos anos de 1950, até a demolição de sua estrutura de madeira para a construção da igreja em alvenaria nos anos 1980.

Exposição

A exposição está aberta ao público até sexta-feira (8), das 8h às 22, mas poderá ser prorrogado.

De acordo com o idealizador a exposição,o trabalho foi possível com o empenho dos professores e funcionários do Ceebja, através de sua diretora Vanessa Cristina Horstch e do seu vice-diretor Marcos Jose Nunes. Contou também com a colaboração da professora de Língua Portuguesa e Cultura Digital, Claudenice Lanski, com o enriquecimento interdisciplinar do evento.

Matrículas abertas

O Ceebja informa que está com matriculas abertas para jovens e adultos que pretendem concluir os estudos.  Maiores informações diretamente no colégio, que fica na rua Trajano Grácia, 273, no Centro; ou através do telefone: (42) 3423-2414.

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580