Ampliação da Prova Paraná é uma das novidades na volta às aulas

Por Redação 3 min de leitura

Alunos da rede estadual em todo Estado voltaram às aulas nesta quarta-feira (05). O ano letivo iniciou com novidades para os alunos, especialmente na Prova Paraná, utilizada para avaliar a aprendizagem dos estudantes.

A prova deverá ser ampliada, incluindo outras matérias. “A prova não será apenas em Língua Portuguesa e Matemática. Teremos as outras ciências do conhecimento, como Inglês, História, Geografia e outras. Vamos trabalhar com essas novas matérias para que o aluno possa se esmerar para as futuras decisões. Por exemplo, terminando o Ensino Médio, que ele possa ter acesso à universidade fazendo um vestibular”, explica o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar.

O objetivo com a prova é que os professores possam ter ferramentas de avaliação dos alunos e possam ter meios de direcionar melhores estratégias de aprendizagem. “Temos que analisar quais são as fragilidades que ele tem e o que está errando, mas é também notar as potencialidades e, com base nisso, o professor ter aquele olhar crítico de poder melhorar a aprendizagem do aluno”, comenta.

Marcelo ainda fala sobre as tutorias que são realizadas junto aos professores para auxiliarem no processo pedagógico. “A preparação para essa prova é feita com as tutorias presentes nas escolas. O Núcleo está indo para as escolas, não é algo que fica engajado somente em sua estrutura física, mas que está indo até às escolas, conversando inicialmente com os diretores, com a equipe pedagógica e norteando as ações, ouvindo eles, o que eles fazem, a frequência escolar do aluno. Com base nisso, conversamos com os professores e, ao mesmo tempo, enriquecendo a parte metodológica deles, porque todos os professores já têm uma boa formação”, relata.

O chefe do Núcleo ainda enfatizou que neste começo do ano as escolas estaduais estão recebendo o apoio para dar início ao ano letivo com a infraestrutura adequada. Uma das questões é a merenda, que está com o calendário de entrega adiantado neste ano. “O planejamento para o início das aulas é a questão da entrega de 100%, para que a escola esteja com toda a sua demanda correta, com todo o suprimento. Algumas questões são as merendas que estão chegando à escola, a limpeza, pinturas, higienizações. E para receber, nesse primeiro dia, um bom atendimento ao professor, que estará planejando suas ações, reformulando seu pensamento pedagógico e, ao mesmo tempo, trabalhando o aspecto colaborativo, para que possamos receber com qualidade os nossos alunos”, conta.

Reunião

E foi com o objetivo de discutir um pouco dessas mudanças e ajudar as escolas a se prepararem para o ano letivo, que o Núcleo organizou uma reunião com mais de 50 diretores de escolas estaduais da região na quinta-feira (30), na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Irati.

Na reunião, o Núcleo repassou aos diretores as orientações dadas pelo Governo Estadual em um curso de formação. “O curso em Curitiba tinha como foco a questão da aprendizagem, para que o espaço para a educação seja adequado e possam aperfeiçoar o perfil educacional de cada aluno”, disse o chefe do Núcleo.

Um dos diretores que esteve presente no curso em Curitiba e na reunião foi Luiz Romualdo Klosovski, do