facebook

Escola Municipal Irmã Helena Olek reinaugura biblioteca em Irati

03/06/2019

Escola Municipal Irmã Helena Olek reinaugura biblioteca em Irati

Na noite da última quinta-feira (23), a equipe da Escola Municipal Irmã Helena Olek promoveu um evento de inauguração da nova biblioteca. O espaço, totalmente reformado, agora traz um ambiente colorido e aconchegante,para que a leitura seja percebida pelos alunos como uma atividade divertida e prazerosa.

A diretora da escola, NelciRozyskiWolski, comentou que o evento foi muito especial. “Foi uma noite repleta de carinho e amor, quando pudemos entregar à nossa comunidade escolar a nossa biblioteca, que tem uma ideia de ser convidativa às crianças, onde elas terão toda a liberdade de manusear e procurar o que elas quiserem para ler. Isso é uma riqueza. Ninguém vai interferir se é esse ou aquele livro, seja literatura infantil, seja gibi, seja poesia, seja contos, enfim, a criança vai ter a liberdade de se descobrir dentro desse universo da escrita, e do que ela gosta de ler”, explicou Nelci.

A diretora também comentou sobre a informatização da biblioteca, tendo todas as obras sido catalogadas por código de barras, por meio do programa Biblivre, desenvolvido pela Fundação Itaú. “Assim, além de agilizar empréstimos e devoluções, poderemos saber informações como qual foi o livro mais emprestado, qual foi o aluno que mais emprestou livros, e tudo isso vai trazer referências para cada vez mais poder melhorar este espaço”, afirmou Nelci, acrescentando que será também criado um Clube de Contação de Histórias, que desenvolverá as atividades na biblioteca reinaugurada.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, participou da reinauguração. “Tive a felicidade de acompanhar a reinauguração da biblioteca da Escola Municipal Irmã Helena Olek, instituição de ensino que, no ano passado, foi agraciada com a nota 8.1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - a maior nota da região CentroSul do Paraná e uma das melhores do Estado - elevando expressivamente a média geral de Irati neste importante indicador”.

O prefeito também falou sobre a importância do livro. “Quando estudávamos no antigo ‘primário’, aprendemos que a história da humanidade passou a ser contada a partir do surgimento da escrita e, mesmo hoje, com tantas opções oferecidas pelo avanço tecnológico e pela democratização das mídias sociais, o livro ainda é a expressão máxima da palavra escrita, e uma das mais importantes ferramentas para se transmitir o conhecimento. Dessa forma, só temos a parabenizar toda a equipe da escolapela criatividade e dedicação, fazendo com que a leitura seja uma atividade prazerosa para as nossas crianças”, afirmou.

O evento contou também com a presença da representante de alunos da escola, Sabrina Janiski Trevisan, da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Penteado de Almeida (acompanhada de integrantes de sua equipe), do secretário municipal de Comunicação Social, Sidnei Jonaldo Jorge (que também é pai de uma aluna da escola), dos vereadores Alberto Schereda e Helio de Mello, do presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná, Herculano Batista Neto, juntamente da vice-presidente, Luiza Nelma Fillus, além de representantes da Unicentro, da Fundação Itaú e de outras importantes entidades.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1574 - Já nas bancas
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580