facebook

Saúde da Mulher de Irati enfatiza necessidade dos exames

09/10/2020

Saúde da Mulher de Irati enfatiza necessidade dos exames

Para abrir oficialmente o Outubro Rosa, a doutora Renata Wanderley Nogueira, ginecologista e obstetra, que trabalha no setor de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Irati, prestou alguns esclarecimentos sobre o preventivo e a mamografia.

“Este é um ano atípico, já que estamos em pandemia, e as mulheres estão mais em casa. Então, aproveitando este cenário estamos fazendo uma intensificação de orientações, prevenção e tratamento das doenças associadas à mulher, e não só as doenças da mama. As informações sobre a importância da mamografia já estão bem disseminadas, mas poucas mulheres entendem a necessidade real de fazer o exame, bem como o autoexame”.

A médica comenta a extrema importância destes procedimentos devido ao aumento significativo do câncer de mama a cada ano. “Infelizmente, em cada 100 mil mulheres, 60 podem ter esta doença ao ano. Estes dados significam que as mulheres que deveriam fazer a mamografia a cada três anos, não estão fazendo”. Renata explica que a mamografia é um exame para rastreio. “O primeiro exame seria em casa, através do autoexame e, por último, caso observasse realmente alguma lesão suspeita, a mulher viria até a Saúde da Mulher para darmos prosseguimento. Darmos continuidade à biópsia e outros exames complementares”.

A ginecologista recomenda que todas as mulheres façam suas consultas, façam o tratamento de lesões tanto de mama como de colo de útero. E acrescenta que o câncer de mama é o primeiro colocado nos cânceres em mulheres no Brasil.

“Gostaríamos de convidá-las para virem receber atendimento no setor de Saúde da Mulher, para coleta do preventivo, para agendamento da mamografia e orientações sobre o autoexame”, finalizou Renata.

A secretária de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, também reforçou o estímulo para que as mulheres exercitem o direito de buscar atendimento em saúde.

“Queremos que não apenas neste mês de outubro, as mulheres venham até nossas unidades de saúde para fazer o preventivo, e este mês é importante para reforçar esta conscientização. Já estamos, excepcionalmente em outubro, atendendo com um cronograma alternativo de horários para quem trabalha durante o dia e não encontra tempo para realizar o preventivo”.

Texto/Fotos: Assessoria PMI

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580