Proposta de criar um Centro de Capacitação em Fernandes Pinheiro é apresentada
A iniciativa foi desenvolvida por meio do programa Mais Engenharia, que envolve a Itaipu, a UEPG e o CREA. O Centro de Capacitação visa criar espaços dedicados ao aprendizado, inclusão digital e qualificação profissional da população
Recentemente a equipe técnica do programa Mais Engenharia apresentou ao prefeito de Fernandes Pinheiro, Oziel Neivert, ao vice-prefeito Cristhian Czelusniak e à secretária de Assistência Social Eliane Mehret Neivert a proposta preliminar para a implantação do Centro Municipal de Capacitação Profissional de Fernandes Pinheiro.
A iniciativa tem como meta estruturar um complexo público voltado para atender às demandas de qualificação de mão de obra e expandir as oportunidades de formação técnica dos moradores. O projeto é fruto de uma cooperação interinstitucional que envolve a Itaipu Binacional, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
A proposta arquitetônica e estrutural foi elaborada por uma equipe local definida por meio de um processo seletivo da UEPG. O grupo é constituído pela engenheira civil Maria Fernanda Paidosz e pelo estagiário de Engenharia Civil Leonardo Stroparo Pepe, atuando sob a coordenação e supervisão direta do engenheiro civil Eron Brayan Aiolfi.
Conforme o plano conceitual, a estrutura física do centro abrigará salas de aula teóricas, laboratórios voltados à inclusão digital e espaços multiuso para o desenvolvimento de habilidades profissionais.
O prefeito e a primeira-dama do município destacaram a relevância da implantação do centro como uma ferramenta de desenvolvimento social, permitindo que a população aprimore suas competências para ingressar no mercado corporativo e industrial. Nesse sentido, a proposta contempla espaços destinados ao aprendizado, à inclusão digital e à qualificação profissional.
Fase do projeto
De acordo com as diretrizes do programa, a proposta atual encontra-se em fase preliminar de avaliação e, após sua aprovação, seguirá para o detalhamento técnico.
Mais Engenharia
O suporte técnico fornecido pelo Mais Engenharia em Fernandes Pinheiro completou o seu primeiro ano de execução regular. Ao longo deste período, a equipe técnica atuou no apoio direto ao setor de engenharia da prefeitura, auxiliando no desenho técnico, na revisão e na adequação de projetos estruturais do município.
O objetivo do convênio é manter a continuidade do fluxo de trabalho, estruturando propostas de engenharia que otimizem o planejamento de futuras obras urbanas e forneçam a documentação necessária para a captação de recursos financeiros junto aos governos estadual e federal.
Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMFP


