Samara Coelho é empossada presidente da Cacesul para o biênio 27/28
Posse aconteceu durante o Prêmio Destaques Empresariais Cacesul 2026 que reconheceu o sucesso de empresas de diferentes segmentos da economia do Centro Sul do Paraná
O Prêmio Destaques Empresariais Cacesul 2026 reuniu representantes do setor empresarial da região Centro Sul do Paraná em uma cerimônia de reconhecimento às empresas que se destacaram em seus respectivos ramos de atuação. O evento também marcou a posse da nova diretoria da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul) para o biênio 2027/2028, que passa a ser presidida por Samara Coelho, atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai).
A premiação contemplou empresas de diferentes segmentos, reconhecendo a atuação dos empreendimentos que contribuem para a movimentação econômica dos municípios da região. A iniciativa também proporcionou um momento de integração entre empresários, representantes de associações comerciais e lideranças ligadas ao desenvolvimento regional, reforçando a importância do associativismo e da cooperação entre os setores produtivos. Além da entrega das premiações, a solenidade marcou uma nova etapa na condução da Cacesul. A nova gestão terá como desafio fortalecer a representação das Associações Comerciais e Empresariais, ampliar o diálogo entre os municípios e incentivar iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico da região.
A presidente empossada e atual presidente da Aciai, Samara Coelho, comentou sobre o novo desafio. “O nosso objetivo é continuar este grande trabalho de fortalecimento e fomento das empresas da nossa região. O espírito associativista que estamos fortalecendo já está rendendo bons frutos e, nós, como diretoria, temos o objetivo e a missão de ajudar essas empresas a se desenvolver cada vez mais”, disse.
Em relação ao evento, Samara diz que é um grande reconhecimento e uma forma de agradecer também ao empenho de cada empresário. “Esse prêmio foi desenvolvido para destacar empresas que estão associadas à Associações Comerciais de suas cidades, assim, fortalecendo o associativismo e também a economia local de sua região”.
O atual presidente da entidade, Luciano Castilho, disse que “é uma nova trajetória que se inicia e, com certeza, fará bem para o nosso futuro e o crescimento da nossa entidade”.
Já o vice-presidente da Cacesul, Elias Mansur, também comentou sobre a realização do evento e importância do contato entre empresas. “Esse evento é muito importante na integração das empresas da região, uma forma de networking entre empresas que se conheçam e traduzam o volume e o crescimento da nossa região”.
A tesoureira da Cacesul, Luciane Palveski, também comentou sobre o momento e, para ela, “a diretoria da Cacesul está muito feliz com a realização desse evento e agradecemos a todas as empresas que participaram, também às Associações Comerciais que trouxeram as empresas para esse grande momento de encontro e comemoração”.
A composição da diretoria contempla diferentes áreas de atuação, incluindo micro e pequenas empresas, prestação de serviços, turismo, desenvolvimento econômico, comunicação institucional, assuntos jurídicos, promoção de eventos e cooperativismo. A estrutura também conta com representações específicas para o empreendedorismo feminino e jovem, buscando ampliar a participação de diferentes segmentos nas atividades da entidade.

Conheça a nova diretoria da Cacesul para o biênio 2027/2028
A presidência será exercida por Samara Pedrozo Coelho, tendo Josimari Grezelle Chitko como vice-presidente. As vice-presidências setoriais serão ocupadas por Lucivan da Luz Padilha, responsável pelos assuntos de Micro e Pequenas Empresas; José Alberto Geri, pelos assuntos de Prestadores de Serviços e Profissionais Liberais; Juliana Belinoski, pelo Turismo; e Lucas Giovani Sebben, pelo Desenvolvimento Econômico.
Também integram a diretoria Paulo Gustavo Popovicz, vice-presidente para Assuntos Jurídicos; Danilo Gardinal Leite, para Comunicação Institucional; Rodrigo Antônio de Souza, para Assuntos Patrimoniais; Hélder Anunciato Franco, para Promoção e Eventos; Jean Carlo Warken, para Associativismo e Cooperativismo; e Hanna Hellena Lucavei Gechele, para Assuntos Comunitários.
A tesouraria ficará sob responsabilidade de Luciane Pavelski, enquanto Felipe Roberto Otelakoski exercerá a função de secretário. A Cacesul Mulher terá como coordenadora Caroline Schorr Schick. Já a Cacesul Jovem será coordenada por Luiz Otávio de Souza Mazzochin, com Henrique Bernardinelli Cansian como co-coordenador.
O Conselho Deliberativo contará com Clebia Cruz e Keity Daiane de Almeida Delvoss, enquanto Luís César Abib integrará o Conselho Consultivo.
Com a premiação dos destaques empresariais e a posse da nova diretoria, a Cacesul mostra que a articulação entre as Associações Comerciais e Empresariais da região tem como objetivo dar continuidade às ações de integração, representatividade e incentivo ao empreendedorismo, contribuindo para o fortalecimento do ambiente de negócios e para o desenvolvimento econômico dos municípios do Centro Sul do Paraná.
Assessoria Aciai

