Refeitório é inaugurado no IFPR em Irati
Na última sexta-feira (12), ocorreu a inauguração do novo refeitório e almoxarifado do Campus Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR). As novas instalações prometem transformar a rotina dos estudantes, garantindo um espaço confortável, digno e adequado para a alimentação e socialização. A concretização do projeto foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões, destinada a Irati pelo deputado federal Tadeu Veneri, que esteve presente na inauguração. Também participaram a deputada federal Gleisi Hoffmann, lideranças locais, servidores e estudantes.
A gestão do recurso foi conduzida integralmente pela equipe administrativa local do IFPR de Irati.
Além da construção do refeitório, o montante viabilizou uma série de melhorias estruturais e pedagógicas essenciais para o campus, incluindo: obras de drenagem e revitalização de fundo de vale; construção do almoxarifado (o que permitiu a desocupação de duas salas de aula para atividades pedagógicas); aquisição de microscópios; e instalação de aparelhos de ar-condicionado na quase totalidade das salas de aula.
A execução da obra ficou a cargo da GOP, uma empresa genuinamente iratiense que venceu o processo licitatório. Essa escolha técnica resultou no aquecimento da economia local, gerando mais de 100 empregos diretos e indiretos e mantendo o investimento financeiro dentro do próprio município.
O Campus Irati iniciou suas atividades em 2010 e atualmente atende 810 estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos superiores, como Agronomia e Licenciatura em Química. A unidade faz parte da rede do IFPR, que está presente em 30 municípios paranaenses, reúne cerca de 30 mil estudantes e 2.700 profissionais, oferecendo dezenas de cursos técnicos, de graduação e programas de pós-graduação.
Avanços no transporte e sustentabilidade
O momento festivo também serviu para relembrar as conquistas recentes do Campus Irati, que completa 16 anos de existência. Pela primeira vez na história da unidade, os alunos passaram a ter acesso ao transporte público gratuito para estudar. A conquista é fruto da inclusão do IFPR, no final de 2025, nos Programas Federais de Alimentação e Transporte Escolar, contando com o apoio do prefeito Emiliano e sua equipe, que inseriram o IFPR na rota dos ônibus “Tarifa Zero”.
O futuro do campus também reserva inovação sustentável: a instituição foi contemplada em um edital da Itaipu Binacional para a implantação de uma usina de energia fotovoltaica.
Da Redação/Hoje Centro Sul

