02/08/2024
O advogado e ex-vereador Rafael Felipe Lucas (Podemos) teve sua candidatura a prefeito de Irati confirmada na noite de quinta-feira (1º), durante a convenção do Podemos, realizada em conjunto com o PL. A reunião ocorreu no espaço de eventos Luiza Sedoski onde, logo após, houve uma reunião suprapartidária com a presença de Ieda Waydzik (PSDB). Diante de um grande público, de quatro ex-prefeitos de Irati e do atual prefeito, Ieda foi convidada oficialmente por Rafael para ser vice da chapa.
A vontade popular e a afinidade de propósitos foram as justificativas para a união. “A gente sempre ouvia das pessoas, será que não chegou a hora de todo mundo se unir em torno de um bom projeto? E fomos conversando ao longo destes meses e chegamos num momento em que várias das nossas propostas coincidiam com as da Dra. Ieda”, conta Rafael. Ele defende que o que está bom na atual gestão municipal tem que continuar e o que pode ser melhorado será feito, por novas pessoas.
Ao discursar, Ieda enfatizou que coligação representa o fim de rivalidades políticas de grupos que antigamente eram conhecidos em Irati como “Mão branca” e “Pé vermelho”. Quatro ex-prefeitos que já tiveram em posições antagônicas darão apoio à chapa e marcaram presença na reunião. São eles: Alfredo van der Neut, Felipe Lucas, Rodrigo Hilgemberg e Sergio Stoklos. Além do atual prefeito de Irati, Jorge Derbli.
De acordo com Rafael, eles estão colaborando para a construção do plano de governo.
Outros partidos, além do Podemos, do PL e da Federação PSDB/Cidadania, ainda poderão manifestar apoio, segundo o candidato a prefeito. Também esteve presente no evento, a deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Leandre Dal Ponte.
Diretrizes e plano de governo
Quanto às diretrizes de campanha, serão são cinco grandes eixos de trabalho, detalha Rafael.
“Queremos buscar Infraestrutura com Desenvolvimento; reorganizar algum espaço para o futuro para o Desenvolvimento Econômico; mas principalmente a nossa vida é fazer uma interação entre Cuidado Social e Saúde, para que a gente consiga desenvolver um melhor atendimento na parte de saúde e tentar integrar isso com a assistência social. E o último eixo, Integrar Estradas Rurais, fazer com que o interior do município seja atendido com serviços que hoje ainda não chegam à população do interior, por exemplo, a gente imagina que possa chegar no futuro a ter creches temporárias durante o período de produção, de safra, um CRAS volante que atenda o interior do município. Então são cinco grandes eixos que articulam ao mesmo tempo várias ações da prefeitura, para preparar Irati para um futuro melhor”, explica o candidato a prefeito.
Texto: Letícia Torres