Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul promoverão debates entre os candidatos a prefeito

Por Redação 3 min de leitura

Durante o debate, os candidatos terão que se posicionar sobre os temas mais relevantes para os seus municípios e os eleitores poderão conhecê-los melhor e escolher em quem votar

Tabela

Nas eleições 2020, as empresas de comunicação Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul promoverão debates entre os candidatos a prefeito dos municípios da região. Os debates ocorrerão nos meses de outubro e novembro, às 20 horas, na sede da Rádio Najuá.  

Dois debates serão realizados entre os candidatos a prefeito de Irati, o primeiro no dia 02 de outubro e o segundo no dia 12 de novembro. Também estão programados debates entre os candidatos a prefeito dos municípios de Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Inácio Martins, Rio Azul e Imbituva.

“Estamos verificando as formas de fazer com que o debate leve à uma boa discussão, para que o cidadão possa perceber o nível de conhecimento do seu candidato de administração pública, que é bem diferente de uma administração particular privada. E que o cidadão possa também identificar qual que é a concepção do candidato sobre determinados temas”, explica a diretora da Rádio Jussara Harmuch.

Nesta semana, todos os partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral tiveram seus presidentes notificados sobre os debates e convidados para participar de uma reunião para definir as regras dos debates.  

Devido ao grande número de partidos políticos e às restrições impostas pelos decretos para a prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronvírus, serão feitas reuniões por município, de forma online, nos dias 1º, 02 e 04 de setembro. Os representantes dos partidos foram informados sobre a data e o horário da reunião referente ao seu município e receberam os contatos de e-mail, telefone e whatapp dos organizadores do debate para indiquem  o endereço eletrônico ou telefone para o qual querem que seja encaminhado o  link da reunião.

“Como já realizamos outros debates anteriormente, em que todos os candidatos tiveram equidade para expressar seus pensamentos, imaginamos que as regras não deverão ter muitas alterações”, afirma o diretor do Jornal Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk.

As mudanças deverão ser apenas para prevenir aglomeração de pessoas e manter o distanciamento determinado pelos decretos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Os candidatos ficarão em espaço delimitado, a mantendo a distância um do outro. Para isso, no momento em que o candidato não estiver se pronunciando, ele permanecerá em área aberta, anexa ao local do debate, onde ele poderá ouvir os concorrentes”, explica Ivatiuk.

Além disso, todas as demais orientações sanitárias para a prevenção ao novo coronavírus serão seguidas pela organização dos debates.

“Apesar da pandemia, assim como nos debates de 2016, nosso objetivo continua sendo dar amplo espaço para que os candidatos apresentem aos eleitores os seus propósitos e que haja coerente discussão sobre os problemas que afetam as populações dos municípios e a forma como cada concorrente pretende resolvê-los”, define a diretora de jornalismo do jornal Hoje Centro Sul, Letícia Torres. 

Jussara Harmuch cita que a própria pandemia do novo coronavírus, que colocou à prova os gestores públicos, demonstra a necessidade dos eleitores conhecerem bem os candidatos e avaliarem o que é melhor.  “Com as dificuldades que a pandem