14/04/2025
Em 2007, após 10 anos de tramitações em Brasília, Irati ganhava sua primeira rádio comunitária: a Cultura FM, operando em 87.9 MHz. Em abril de 2025, chega à sua “maioridade”, sem nunca ter perdido a proposta inicial: qualidade em repertório, informação e utilidade pública.
Seu idealizador, Marco Antonio Benato Leite (in memoriam), vivenciou anos de buscas por esta emissora, encontrando parceiros que não visavam lucros, como é até atualmente a proposta da Cultura FM. Ela tenta simplesmente sobreviver e preservar o legado original de uma boa e diferenciada programação. A Associação Comunitária de Incentivo à Cultura é sua entidade mantenedora.
Desde então, várias diretorias e apoiadores beneméritos se revezaram em manter e melhorar a estrutura. Que, neste aniversário de 18 anos, chega a um outro patamar, sempre cumprindo o papel de não ser comercial, como a lei determina, mas de apoio à Cultura.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Vieram melhorias técnicas, novos equipamentos, antena, processadores e transmissores que, somados ao avanço tecnológico, com os mais recentes programas e codecs de informática, oferecem melhor qualidade de som e de sinal. Totalmente automatizado, o estúdio irradiante opera 24 horas, incluindo transmissão ao vivo on-line.
Além disso, a rádio agora conta com estúdios em um novo endereço, passando a operar diretamente das dependências do Centro Cultural Clube do Comércio, localizado na Rua Quinze de Julho, 310, tornando assim essa parceria uma maior interação com a Cultura Iratiense e, talvez, no futuro, podendo até transmitir ao vivo as apresentações. As antenas foram mantidas na Rua Dezenove de Dezembro, 280.
Mais detalhes:
(42) 9 8439 6127
Diretoria atual
A atual diretoria, eleita e empossada em abril de 2024, é composta por Bráulio Zarpellon Junior (presidente), Marcos Dallegrave Góes (vice), Herculano Batista Neto (secretário), Temilson de Oliveira (tesoureiro) e Vergílio Miguel Trevisan (conselheiro fiscal).
Gilson Leveovix
Foto: Assessoria Cultura FM