28/03/2025
Procuradoria da Mulher da Câmara realiza 1º Encontro de Mulheres e Meninas - "Desafios e Possibilidades"
A Procuradoria da Mulher da Câmara de Irati, realizou na noite do dia 27 de março, o 1º Encontro de Mulheres e Meninas - “Desafios e Possibilidades”. O evento que contou com duas palestras serviu para troca de informações e experiências. A Profª Kátia Alexsandra dos Santos que integra o Grupo de Pesquisa: Mulheres, Discursividades e Resistência, ministrou palestra sobre “Dimensões da violência contra as mulheres: mapeamento do fenômeno na região de Irati”. A Advogada Ana Carolina Kasprzak Zarpelon - Presidente da Câmara da Mulher/Empreendedora e Gestora de Negócios – Fecomércio, explanou sobre “Empreendedorismo feminino”. O evento contou com a participação da Vereadora Silvana Rzepka, da Presidente do Conselho da Mulher, Marli Traple e da Secretária de Planejamento, Bruna Nadal, que representou o Executivo.
De acordo com a Procuradora da Mulher da Câmara de Irati, Sybil Dietrich, o evento foi organizado com o intuito de acolher cada uma com muito amor e carinho, com a certeza de que juntas caminharemos para uma Irati mais justa, humana e igualitária, onde nossas meninas e mulheres tenham espaço, voz e oportunidades. “Venho de uma trajetória de luta no fortalecimento de políticas públicas para as mulheres, no combate a todas as formas de violência e no fomento ao protagonismo feminino, e hoje ocupando uma cadeira no legislativo, e também, o espaço da procuradoria da mulher, não poderia deixar de contribuir de alguma forma para o nosso fortalecimento com a ajuda das demais vereadoras, Silvana e Tere, e das funcionárias desta Casa de Leis”, enfatizou.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Conforme Sybil, as palestrantes são mulheres que lutam, cooperam e brilham. “Agradeço a professora Kátia e equipe, assim como a advogada Ana Karolina que aceitaram o convite somando e dividindo conhecimento. Eventos como este tornam-se espaço de construção e de fortalecimento de mulheres e meninas, que saem mais fortes e unidas”.
A Professora Katia do Grupo de Pesquisa: Mulheres, Discursividades e Resistência discorreu sobre o objetivo do grupo que levanta registros de violência contra as mulheres por meio de dados formais registrados nas políticas públicas, com vistas a compreender a distribuição do fenômeno na região da Amcespar. Repassou dados quantitativos de violência contra as mulheres registrados nos equipamentos da segurança pública, saúde e assistência social nos anos 2022 e 2023 e dados qualitativos.
A Presidente do Conselho da Mulher elogiou a iniciativa da Procuradoria, e relembrou o passado, onde as mulheres eram mal tratadas em casa e normalizavam as agressões físicas e psicológicas. “Hoje ainda temos muitos registros de violência, mas temos avançado justamente por essa união entre nós mulheres e meninas, pelo trabalho que cada uma vem desempenhando no combate as estas agressões. Convido todas a participarem mais do Conselho de Políticas Públicas para Mulheres, onde já nasceram muitas ações e muita força feminina. Nós precisamos de todas”.
A vereadora Silvana Rzepka contou a experiência que teve na família de uma mulher que sofria violência, mas não conseguia se libertar. “Somente com muitas orientações, e conversa com advogado, ela sentiu-se protegida e decidiu aceitar ajuda e se libertar. As mulheres precisam entender que é necessário coragem de liberação. Nós enquanto Câmara, queremos apoiar todas as mulheres nestas situações, e estamos a disposição para ajudar de todas as formas. Sintam-se acolhidas”.
Representando o Executivo, a Secretária de Planejamento, Bruna Nadal, enalteceu o evento, que segundo ela, é um passo importante para promover a igualdade e garantir os direitos das mulheres da nossa cidade. “Parabenizo as vereadoras pela iniciativa, essencial para fortalecer as políticas públicas voltadas as mulheres e assegurar o empoderamento delas em todas as áreas da sociedade. Enquanto Executivo nos comprometemos a buscar cada vez mais políticas públicas voltadas a elas”, afirmou Bruna destacando: “Só quem já passou por uma agressão física e psicológica sabe do que estamos falando, esperamos que a sororidade seja uma verdade e um fundamento em nossa cidade”.
A Advogada Ana Carolina Kasprzak Zarpelon - Presidente da Câmara da Mulher/Empreendedora e Gestora de Negócios – Fecomércio em sua palestra sobre “Empreendedorismo feminino, relatou que Cmegirati é uma entidade criada há 20 anos para incentivar as mulheres a fazer negócios, a empreenderam, a terem liberdade. “Temos cursos workshops, treinamento para desenvolvimento das empresárias e equipe, alguns cursos, inclusive, já estão definidos para este ano. Para participar da Cmeg não tem custo, network gratuito”, enfatizou. Segundo Ana, a grande maioria das mulheres violentadas hoje e que sofrem com seus maridos são dependentes financeiramente, as quais não conseguem se desvincular, e é justamente este o objetivo da Cmeg, trazer esperança e inspiração para que todas podem empreender e se livrar destes relacionamentos tóxicos”, enfatizou a advogada convidando a todas a conhecer mais sobre a Câmara da Mulher Empreendedora.
Logo após as palestras, todas as mulheres participantes do evento puderam tirar dúvidas e apontar novas ideias e sugestões visando a valorização das mulheres. Em nome da Câmara de vereadores, Sybil agradeceu pelas falas, da professora Kátia e equipe, da presidente da câmara da mulher empreendedora, Ana Carolina Zarpelon, e a presença de cada uma. “Reafirmo o meu compromisso, como Procuradora da Mulher de trabalhar buscando fomentar e fortalecer o diálogo entre o poder público, setor privado e sociedade civil, na sensibilização e orientação da sociedade, na educação por uma cidade com igualdade de gênero. Acredito na informação e no trabalho coletivo como ferramentas de transformação. Esta Procuradoria certamente será um espaço de acolhimento, de informação e de garantia de segurança e proteção dos direitos das nossas mulheres. O que diminui uma de nós, diminui todas nós”, concluiu a vereadora Sybil.
O evento pode ser acompanhado na íntegra no ícone "Sessões Gravadas".
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)