facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

03/07/2023

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Prefeitos da Amcespar se reúnem para discutir diversos temas

Na manhã de quinta-feira (29), os prefeitos das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro Sul (Amcespar) participaram de uma reunião para tratar de diferentes assuntos. Dentre eles, os atos necessários para a liberação de um corpo no Instituto Médico Legal (IML) e o funcionamento do Serviço de Verificação de Óbitos; um selo regional para comercialização de produtos dos municípios da Amcespar; plataformas digitais para o setor educacional; relatórios do Colegiado para o desenvolvimento regional; dentre outros.

Mais vagas para o tratamento do câncer em Irati

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, esteve presente na reunião da Amcespar do dia 29 e trouxe boas notícias. Ele colocou um áudio do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para os prefeitos ouvirem no qual o secretário afirma que haverá ampliação do número de atendimentos oncológicos em Irati. Esta era uma grande luta da Amcespar, pois apesar da existência do Centro de Saúde Erasto Gaertner em Irati, muitos moradores da região ainda estavam sendo encaminhados a hospitais de Curitiba, como o Angelina Caron, para tratamentos que também estão disponíveis aqui. Agora, segundo Hussein, isso deve mudar, o que é uma grande vitória da Amcespar. 

Ações para os povos indígenas

Representante de Inácio Martins, que possui uma aldeia indígena em seu território, o deputado estadual Artagão Júnior, participou do evento realizado na terça-feira (27) pelo governador Ratinho Júnior para o anúncio de uma série de ações voltadas para os povos indígenas de todo o Paraná. Dentre as iniciativas, o repasse de R$ 3,1 milhões do Fundo de Infância e Adolescência (FIA) a 39 municípios para a proteção social básica de famílias indígenas com crianças e adolescentes, mais R$ 4,2 milhões (também do FIA) para fortalecer as casas de passagem, além da convocação da I Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Paraná e o anúncio de uma nova etapa dos Jogos Indígenas, que acontecem paralelamente aos Jogos de Aventura e Natureza.

Desenvolve + Samas é lançado

A prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, lançou no final da tarde desta quinta-feira (29), um amplo programa de trabalho, o Desenvolve + Samas, que contempla uma série de projetos e obras para melhorar a qualidade de vida da população de São Mateus do Sul.

Paraná é o Estado que mais investe em educação

O Governo do Paraná realizou nos primeiros quatro meses de 2023 o maior investimento relativo com educação dentre todos os estados do Brasil, de acordo com dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional. Segundo o Relatório Resumido de Execução Orçamentária com Foco nos Estados e Distrito Federal, o Paraná destinou 24% de suas despesas totais para a educação até o segundo bimestre de 2023, superando Acre (23%) e Paraíba (23%), que ocuparam a segunda posição nesse quesito.

Comentários

🗞️📰 Edição 1567 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580