facebook

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

22/05/2023

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Sandro Alex em Portugal

Nesta semana, no secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve reunido com o coordenador de Transportes na Representação Permanente de Portugal na União Europeia, Jorge Leonardo. Na ocasião, falou sobre o projeto de concessão de rodovias paranaenses, que será feito pelo Governo Federal e Governo do Estado, convidando as empresas europeias a participarem do leilão. Também obteve informações sobre a experiência de Portugal com as operadoras de pedágio. “Portugal tem um dos melhores exemplos de concessão, as empresas que estão operando em Portugal têm as melhores concessões em termos de qualidade”, disse Sandro Alex, que já retornou ao Brasil.

Reviravolta

Na noite de terça-feira (16), por unanimidade de votos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassaram o registro de candidatura do deputado federal Deltan Dallagnol (Pode).  Segundo o ministro Benedito Gonçalves, antes das eleições de 2022, o então procurador – que atuou na Operação Lava Jato –, pediu exoneração do cargo para evitar que 15 procedimentos administrativos contra ele se tornassem Processos Administrativos Disciplinares (PAC). Sendo que tais processos poderiam deixá-lo inelegível. Na compreensão do ministro, Dallagnol "agiu para fraudar a lei, uma vez que praticou, de forma capciosa e deliberada, uma série de atos" para não ficar inelegível.  Todos os demais ministros do TSE concordaram com Gonçalves e votaram pela cassaram o registro de candidatura, o que fez Dallagnol perder o mandato. Ele recorrerá da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Votação

Durante a campanha eleitoral, Dallagnol levantou a bandeira do combate à corrupção, utilizando a Operação Lava Jato como referência de seu trabalho. Ele utilizou espaços como federações e associações comerciais para expor suas convicções e conseguiu convencer os paranaenses. Tanto que ele foi o deputado federal que recebeu o maior número de votos no Paraná: 344.917, no total.  Em Irati, Dallagnol recebeu 1.117 votos, sendo o quarto mais bem votado, atrás apenas de Leandre Dal Ponte (eleita), Evandro Roman (não eleito) e Sandro Alex (eleito). No ponto de vista do deputado que perdeu o mandato, as vozes dos eleitores paranaenses foram “caladas”.

Brasília

Com a perda do mandato por Dallagnol, os votos que ele recebeu foram para legenda, para o Pode, e teoricamente o segundo mais votado do partido assumiria. Entretanto o segundo mais votado, o ex-deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos), obteve apenas 11.925 votos e não atingiu 10% do quociente eleitoral do Paraná – condição exigida para poder assumir. Diante disso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez a retotalização de votos proporcionais para o cargo de deputado federal e definiu, na quarta-feira (17), que quem assume a vaga no lugar de Dallagnol na Câmara dos Deputados em Brasília  é Itamar Paim (PL). O novo deputado obteve 47.052 votos, tem 46 anos e é pastor na 59ª Igreja do Evangelho Quadrangular, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

Leandre esteve em Irati

Nesta quinta-feira (18), a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, deputada federal Leandre Dal Ponte esteve em Irati. Ela participou de um encontro com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de reunião com o prefeito Jorge Derbli e à vice-prefeita Ieda Waydzik, e expôs as ações da secretaria durante uma coletiva de imprensa.

Recursos para a Santa Casa

O presidente da Câmara Municipal de Irati, José Ronaldo Ferreira, solicitou ao deputado federal Dilceu Sperafico o repasse de recursos para auxiliar a Santa Casa de Irati. Nesta semana, no dia 17, o deputado enviou ofício a Ronaldão informando que destinará R$ 291 mil para despesas de custeio do hospital. Consta no ofício que a proposta será cadastrada pelo Fundo Estadual de Saúde e posteriormente repassada à entidade.

Feira das Malhas de Imbituva

O vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, participou na manhã desta quinta-feira (18) da abertura do 37º Festival das Malhas e Tricot de Imbituva. A feira traz lindas peças produzidas por empresas locais e atrai público de toda a região e até mesmo de outras regiões e estados. O horário de funcionamento da feira é das 9h às 19h, até o dia 18 de junho.

Comentários

🗞️📰 Edição 1567 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580