Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres – Projetos para o hospital de Rio Azul
Projetos para o hospital de Rio Azul 
Na última terça-feira (08), o prefeito de Rio Azul Leandro Jasinski (PSD), o vice-prefeito Jair Boni (PSB), o presidente da Câmara Municipal Sérgio Mazur (PSD), o vereador Mariano Vicente Tyski (PSD) e o médico José Carlos Czpak estiveram em Curitiba, onde participaram de uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Na pauta, a discussão de projetos importantes para o Hospital de Caridade São Francisco de Assis, como a reforma do Pronto Socorro e a construção da sala para instalação do tomógrafo. O equipamento tem custo estimado em mais de R$ 1 milhão de reais e conquista desse tomógrafo se deu graças a uma árdua luta de Mazur e Boni, com a participação do deputado federal e secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, junto à Secretaria Estadual da Saúde. Também em parceria com Sandro Alex, ao longo dos últimos anos foram liberados recursos para aquisição de mesa cirúrgica, incubadora e móveis diversos para o hospital, como cadeiras novas para a sala de espera. Já a reforma do Pronto Socorro tem recursos assegurados na ordem de pouco mais de R$ 400 mil reais e também foi um dos temas discutidos.
Marcelinho no PP
O atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Irati, Marcelo Rodrigues recebeu recentemente o convite da executiva estadual do Partido Progressista (PP) para retornar à sigla. Marcelinho foi candidato a vereador na última eleição pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, obteve 552 votos e ficou como segundo suplente da sigla.
Fake News de sobras de vacina contra a Covid-19
São falsos os comentários que estão circulando nas redes sociais de que há sobras de vacinas contra a Covid-19 do grupo de 59 anos, e de que doses estão sendo descartadas pelo prazo de validade. A Secretaria de Saúde de Irati emitiu nota desmentindo esta fake news. De acordo com a enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia de Irati, Denise Homiak Fernandes, teve início na quarta-feira (09) a vacinação desta idade. “A procura não foi expressiva na Unidade Volante do Parque Aquático, porém todas as unidades do município estão vacinando a mesma faixa etária. Muitos desta idade já foram vacinados por estarem no grupo das comorbidades. Entretanto, dizer que está sobrando vacina, não é correto”, afirma a enfermeira.
Um recado curto e grosso
Municípios começam a cadastrar a população em geral para vacinação contra a COVID-19.
Somente com farta imunização é que vamos vencer a Covid-19 e retomar a economia e convívio social. Aos negacionistas, um recado curto e grosso: Se abstenham de vacinar-se e assim o mundo ficará livre de mais pessoas que ignoram a ciência e o mundo será mais feliz e inteligente. Lembrando que a vacina não impede a circulação do vírus, por isso, é importante continuem sendo tomados os cuidados básicos. Mais vacinas, mais vidas salvas.
Prédio do 1º Grupo Escolar de São Mateus será restaurado
O Grupo Escolar São Matheus foi inaugurado em 1922 e mais tarde, em fevereiro de 1952, passou a abrigar o Fórum. Até pouto tempo atrás funcionavam nele algumas secretarias municipais. O pr&eac
Publicado originalmente em: 14-jun-21
Fonte: Hoje Centro Sul
