facebook
14/06/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Projetos para o hospital de Rio Azul

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - Projetos para o hospital de Rio Azul

Projetos para o hospital de Rio Azul 

Na última terça-feira (08), o prefeito de Rio Azul Leandro Jasinski (PSD), o vice-prefeito Jair Boni (PSB), o presidente da Câmara Municipal Sérgio Mazur (PSD), o vereador Mariano Vicente Tyski (PSD) e o médico José Carlos Czpak estiveram em Curitiba, onde participaram de uma  audiência com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Na pauta, a discussão de projetos importantes para o Hospital de Caridade São Francisco de Assis, como a reforma do Pronto Socorro e a construção da sala para instalação do tomógrafo. O equipamento tem custo estimado em mais de R$ 1 milhão de reais e conquista desse tomógrafo se deu graças a uma árdua luta de Mazur e Boni, com a participação do deputado federal e secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, junto à Secretaria Estadual da Saúde. Também em parceria com Sandro Alex, ao longo dos últimos anos foram liberados recursos para aquisição de mesa cirúrgica, incubadora e móveis diversos para o hospital, como cadeiras novas para a sala de espera. Já a reforma do Pronto Socorro tem recursos assegurados na ordem de pouco mais de R$ 400 mil reais e também foi um dos temas discutidos.

Marcelinho no PP

O atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Irati, Marcelo Rodrigues recebeu recentemente o convite da executiva estadual do Partido Progressista (PP) para retornar à sigla.  Marcelinho foi candidato a vereador na última eleição pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, obteve 552 votos e ficou como segundo suplente da sigla.  

Fake News de sobras de vacina contra a Covid-19

São falsos os comentários que estão circulando nas redes sociais de que há sobras de vacinas contra a Covid-19 do grupo de 59 anos, e de que doses estão sendo descartadas pelo prazo de validade. A Secretaria de Saúde de Irati emitiu nota desmentindo esta fake news. De acordo com a enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia de Irati, Denise Homiak Fernandes, teve início na quarta-feira (09) a vacinação desta idade. “A procura não foi expressiva na Unidade Volante do Parque Aquático, porém todas as unidades do município estão vacinando a mesma faixa etária. Muitos desta idade já foram vacinados por estarem no grupo das comorbidades. Entretanto, dizer que está sobrando vacina, não é correto”, afirma a enfermeira.

Um recado curto e grosso

Municípios começam a cadastrar a população em geral para vacinação contra a COVID-19.

Somente com farta imunização é que vamos vencer a Covid-19 e retomar a economia e convívio social. Aos negacionistas, um recado curto e grosso: Se abstenham de vacinar-se e assim o mundo ficará livre de mais pessoas que ignoram a ciência e o mundo será mais feliz e inteligente. Lembrando que a vacina não impede a circulação do vírus, por isso, é importante continuem sendo tomados os cuidados básicos. Mais vacinas, mais vidas salvas.

Prédio do 1º Grupo Escolar de São Mateus será restaurado

O Grupo Escolar São Matheus foi inaugurado em 1922 e mais tarde, em fevereiro de 1952, passou a abrigar o Fórum. Até pouto tempo atrás funcionavam nele algumas secretarias municipais. O prédio em formato de ‘U’, na esquina da Dom Pedro II com a Barão do Rio Branco, passará por restauro e será sede do Museu municipal. Quem tiver fotos, documentos, relatos, curiosidades, memórias que tenham acontecido no grupo escolar, pode enviar para o endereço: cultura@saomateusdosul.pr.gov.br, ou se preferir, pode entregar na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul.

Advogado entrega à OAB livro do qual é coautor

Na última quarta-feira (09), o advogado João Ricardo Fornazari Bini realizou a doação de um exemplar do livro “Perspectivas Constitucionais e Civilistas de Direitos Humanos e Fundamentais”, do qual é coautor, à biblioteca da subseção da OAB de Irati-PR . O trabalho foi fruto de um artigo científico apresentado pelo advogado no Mestrado em Ciências Jurídicas.

Texto: Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

COMENTÁRIOS