facebook
31/03/2021

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - EduTech trará inovação aos estudantes do Paraná

Política em Questão - Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres - EduTech trará inovação aos estudantes do Paraná

EduTech trará inovação aos estudantes do Paraná

Nesta quarta-feira (31), o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual da Educação e do Esporte Renato Feder lançam o EduTech. É um programa que oferece aos alunos da rede estadual cursos gratuitos de programação, games e animação. Foram 65 mil estudantes inscritos, formando 689 turmas.

Vacina 100% paranaense contra Covid-19

Professores e cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão trabalhando para desenvolver até o ano que vem uma vacina contra a Covid-19 integralmente produzida no Paraná. O imunizante está em estudos na fase pré-clínica realizados em camundongos e já demonstrou títulos de anticorpos comparáveis e até superiores aos reportados pela vacina AstraZeneca/Oxford.   A informação foi revelada na reunião desta segunda-feira (29) da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). "Temos hoje no Brasil entre oito e 10 vacinas em desenvolvimento. A nossa vacina está entre as cinco mais avançadas. Nossa previsão é de que em seis meses podemos chegar na fase de testes clínicos", informou o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Durante o encontro, os deputados membros da Frente aprovaram o envio de um requerimento para Mesa Executiva da Assembleia solicitando a destinação de R$ 2 milhões de recursos do próprio orçamento da ALEP para ajudar a financiar o desenvolvimento da vacina paranaense. 

Profissionais de saúde foram homenageados 

Recentemente, a Banda Municipal Guarany, de Teixeira Soares, fez uma homenagem aos trabalhadores da linha de frente na luta contra a Covid-19. Cada um em sua casa, os músicos tocaram online juntos, sob a regência do maestro Rodrigo. A apresentação trouxe uma melodia de conforto para as pessoas que sofrem neste momento da pandemia.

Imprensa em luto 

Nesta semana, faleceu Luiz Fernando Fedeger, jornalista e diretor do Impacto Paraná – tradicional, crítico e bem humorado jornal político que circula em Curitiba e região metropolitana.  Fedeger é mais uma vítima da Covid-19. Ele deixa saudades aos amigos e familiares, além de uma lacuna no jornalismo paranaense.  Já atuou na Rádio Clube de  Ponta Grossa, foi colunista do Diário dos Campos e narrador esportivo dos mais brilhantes, que viveu os anos de ouro do Operário e Guarani. Deixa esposa e cinco filhos. Vá em paz.

Cursos gratuitos

A Secretaria de Assistência Social de Irati, em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), oferta para a população de Irati mais de 200 cursos on-line e gratuitos. Os cursos disponibilizados atendem diversas áreas, como educação, saúde e bem-estar, administração e empreendedorismo, informática e Línguas. As inscrições serão feitas a partir do dia 05 de abril,  nos CRAS e CREAS. “Diante do contexto pandêmico, proporcionar esse leque ampliado de cursos é uma possibilidade para que a população de Irati possa se qualificar, e traçar outras estratégias de inserção no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Assistência Social Sybil Dietrich.

COMENTÁRIOS