02/08/2024
Emiliano em busca dos votos da esquerda?
O pré-candidato a prefeito de Irati Emiliano Gomes (PSD) firmou parceria com o Partido Democrático Trabalhista, PDT. No último dia 27, ocorreu a convenção do PDT, confirmando que o partido estará junto com Emiliano nas eleições. Historicamente, o PDT é um partido de centro-esquerda e faz parte da base do presidente Lula. Em Irati, o PDT é presidido pela professora Fabiana Godoy, filha do sindicalista Geraldo Rocha – que foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos por mais de 26 anos. Ao fazer aliança com o PDT, Emiliano estaria em busca dos votos da esquerda? Vale lembrar que nas eleições de 2022, o presidente Lula recebeu 14.365 votos em Irati, 39,09%.
Rafael em busca dos votos da direita?
O candidato a prefeito Rafael Lucas (Podemos) firmou parceria com o PL. Na noite de quinta-feira (01), ocorreu a convenção do Podemos e do PL, confirmando que Rafael será candidato a prefeito de Irati com o apoio do PL – partido ligado ao ex-presidente Bolsonaro –, que em Irati é presidido por Felipe Lucas. Ao fazer aliança com o PL, Rafael estaria em busca dos votos da direita? Vale lembrar que nas eleições de 2022, o ex-presidente Bolsonaro recebeu 22.388 votos em Irati, 60,91%.
PT já tem candidata em Irati e União Brasil ainda não fez a convenção
Entretanto há dois partidos que têm posição mais contundente do que o PDT e que o PL. São eles o PT (esquerda) e o União Brasil (direita). Em Irati, o PT, partido do atual presidente Lula, já confirmou na convenção realizada dia 31, que terá como candidata a prefeita a professora Ana Radis (foto). Por ideologia, o PDT que coligou com Emiliano, poderia estar junto com o PT de Ana Radis, o que seria mais congruente. Já o União Brasil, partido do ex-presidente Bolsonaro, se preparava para lançar a candidatura do empresário Nelson Menon a prefeito de Irati. Mas, devido a questões de saúde, Nelson desistiu de disputa. O União Brasil fará sua convenção na noite desta sexta-feira, dia 02 de agosto. Vamos aguardar para saber a quem o partido oficializará seu apoio.
Presentes e ausentes
O deputado estadual Professor Lemos participou da convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PcdoB) no dia 31. Chamou a atenção a ausência do ex-prefeito Odilon Burgath e do radialista André Nogueira – que chegou a dar entrevista na Rádio Najuá como pré-candidato a prefeito do PT.
Conseguiram unir os grupos
Rafael Lucas (Podemos) e Ieda Waydzik (PSDB) conseguiram um fato histórico, unir grupos que no passado tiveram grande rivalidade e eram conhecidos como “Mão Branca” e “Pé Vermelho”, representados pelos ex-prefeitos: Alfredo van der Neut, Felipe Lucas, Rodrigo Hilgemberg e Sergio Stoklos. Além do atual prefeito de Irati, Jorge Derbli.