14/04/2022
Páscoa é tempo de reflexão acerca da doação de Cristo, sua morte e ressureição por nós. A definição é do pároco da igreja São Miguel, de Irati, padre Álvaro Luiz Nortok. Ele destaca que este período é um momento central na vida de todos os cristãos. “Cristo trouxe um sentido novo para vida em Deus e com Deus. Por isso a Páscoa é importante, porque ela nos traz uma vida nova, é com se abrisse para nós essa renovação da salvação que Deus nos deu em Jesus”, afirma o padre Álvaro.
O sacerdote frisa que as confraternizações nas famílias e nos grupos de amigos, com trocas de presentes e de chocolates, são importantes, entretanto, as pessoas não devem esquecer que tais ações não são o centro da festa da Páscoa. “Jesus deu a vida por nós, para nos salvar, para caminhar na luz de Deus. Então acredito que a Páscoa é um momento de nos confraternizarmos, estarmos com as pessoas que a gente ama, que talvez ano passado não foi possível. Então é muito bonito isso, mas não deve ser o centro. Devemos sempre ter esse olhar paro alto, esse olhar para Deus”, reitera o padre Álvaro.
As igrejas católicas de Irati estão realizando suas programações para a Semana Santa, que tiveram início com o Domingo de Ramos, em que folhagens trazidas até as igrejas pelos fiéis foram bentas durante as celebrações.
Procissões e vias sacras também já ocorreram ao longo da semana, bem como novenas e outros atos simbólicos para os católicos neste período final da Quaresma e tempo de preparação para a Páscoa.
Na Paróquia São Miguel, na Quarta-feira Santa (13), ocorrerá às 15 e às 19 horas a Santa Missa e a Novena com Bênção dos enfermos. “Durante a pandemia nós não podíamos dar o sinal da unção, e na quarta-feira nós faremos aqui na igreja essa missa própria para esses que estão doentes, pedindo a graça de Deus nessa Semana Santa”, relata o padre Álvaro.
Na Quinta-feira Santa, às 19 horas na mesma Paróquia, haverá a celebração da Ceia do Senhor e o Lava Pés, que será seguido de uma vigília. Na Sexta-feira Santa ocorrerá a Adoração a partir das 06 horas da manhã. Às 15 horas ocorrerá a celebração da Paixão e Morte de Cristo. Para encerrar o dia, haverá a Procissão do Senhor Morto, que se iniciará na Colina de N. Sra. das Graças até a matriz. Em seguida, um grupo de jovens fará uma rápida apresentação teatral sobre a doação de Cristo e de Nossa Senhora.
No Sábado, às 16 horas, haverá a bênção dos alimentos na igreja São Miguel e às 19 horas, a celebração da Vigília Pascal. Para encerrar a Semana Santa, no Domingo de Páscoa a Santa Missa de Páscoa será às 09 horas e às 18 horas.
Texto: Fabrício Dziadzio/Hoje Centro Sul
Foto: Pixabay