facebook

Páscoa: “Devemos sempre ter esse olhar para o alto, esse olhar para Deus”, diz o padre Álvaro

O sentido de renascimento da fé e aproximação de Deus na Páscoa é destacado pela igreja católica, que faz várias celebrações para lembrar a morte e a ressureição de Cristo

14/04/2022

Páscoa: “Devemos sempre ter esse olhar para o alto, esse olhar para Deus”, diz o padre Álvaro

Páscoa é tempo de reflexão acerca da doação de Cristo, sua morte e ressureição por nós. A definição é do pároco da igreja São Miguel, de Irati, padre Álvaro Luiz Nortok. Ele destaca que este período é um momento central na vida de todos os cristãos. “Cristo trouxe um sentido novo para vida em Deus e com Deus. Por isso a Páscoa é importante, porque ela nos traz uma vida nova, é com se abrisse para nós essa renovação da salvação que Deus nos deu em Jesus”, afirma o padre Álvaro.

O sacerdote frisa que as confraternizações nas famílias e nos grupos de amigos, com trocas de presentes e de chocolates, são importantes, entretanto, as pessoas não devem esquecer que tais ações não são o centro da festa da Páscoa. “Jesus deu a vida por nós, para nos salvar, para caminhar na luz de Deus. Então acredito que a Páscoa é um momento de nos confraternizarmos, estarmos com as pessoas que a gente ama, que talvez ano passado não foi possível. Então é muito bonito isso, mas não deve ser o centro. Devemos sempre ter esse olhar paro alto, esse olhar para Deus”, reitera o padre Álvaro.

As igrejas católicas de Irati estão realizando suas programações para a Semana Santa, que tiveram início com o Domingo de Ramos, em que folhagens trazidas até as igrejas pelos fiéis foram bentas durante as celebrações.

Procissões e vias sacras também já ocorreram ao longo da semana, bem como novenas e outros atos simbólicos para os católicos neste período final da Quaresma e tempo de preparação para a Páscoa.

Na Paróquia São Miguel, na Quarta-feira Santa (13), ocorrerá às 15 e às 19 horas a Santa Missa e a Novena com Bênção dos enfermos. “Durante a pandemia nós não podíamos dar o sinal da unção, e na quarta-feira nós faremos aqui na igreja essa missa própria para esses que estão doentes, pedindo a graça de Deus nessa Semana Santa”, relata o padre Álvaro.

Na Quinta-feira Santa, às 19 horas na mesma Paróquia, haverá a celebração da Ceia do Senhor e o Lava Pés, que será seguido de uma vigília. Na Sexta-feira Santa ocorrerá a Adoração a partir das 06 horas da manhã. Às 15 horas ocorrerá a celebração da Paixão e Morte de Cristo. Para encerrar o dia, haverá a Procissão do Senhor Morto, que se iniciará na Colina de N. Sra. das Graças até a matriz. Em seguida, um grupo de jovens fará uma rápida apresentação teatral sobre a doação de Cristo e de Nossa Senhora.

No Sábado, às 16 horas, haverá a bênção dos alimentos na igreja São Miguel e às 19 horas, a celebração da Vigília Pascal. Para encerrar a Semana Santa, no Domingo de Páscoa a Santa Missa de Páscoa será às 09 horas e às 18 horas.

Texto: Fabrício Dziadzio/Hoje Centro Sul

Foto: Pixabay

Comentários

Edição 1404 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580