16/03/2022
Na manhã de terça-feira (08), ocorreu a reunião ordinária da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, Amcespar, na sede da entidade. Uma das pautas do encontro foi a apresentação dos modelos de concessão dos projetos de iluminação pública pela Caixa Econômica Federal.
A discussão deste tema foi a pauta mais importante da reunião desde mês, segundo o presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato. Ele explica que é necessária a modernização e inovação da iluminação pública de todas as cidades que compõem a Associação. “Pelo menos 90% dos municípios da Amcespar têm defasagem em modernidade, inclusive de efetividade nos trabalhos de substituição de lâmpadas”, aponta o prefeito.
O projeto que busca a melhoria da iluminação pública na região foi desenvolvido por meio do Consórcio de Desenvolvimento Regional (Conder), que enviou a proposta para a Caixa Econômica e poderá ser executada com recursos do Ministério de Desenvolvimento Regional. Ao todo, o projeto está orçado em R$ 6 milhões e os municípios que participarão oferecerão uma contrapartida de 10%, aproximadamente R$ 600 mil – a serem rateados conforme o número de habitantes de cada município.
Júnior Benato explica que, por meio da Caixa Econômica, será contratada a empresa que desenvolverá o projeto da avaliação completa da iluminação pública, que poderá contar também com fibra ótica, câmeras de segurança, Wi-Fi gratuito, além de intensidade de luz diferente a depender do trânsito, podendo ser diminuída ou aumentada.
“Nove municípios já deram o ok de que assinariam o contrato com a Caixa Econômica para fazer esse estudo de viabilidade de implantação”, conta o presidente da Amcepar.
Conforme o prefeito, o único município que já tem modernização na iluminação perto de 80% é Prudentópolis, que talvez faça um estudo técnico para avaliar se irá aderir ou não ao projeto.
Balanço do CIS Amcespar
Além da discussão sobre iluminação pública, a reunião também foi espaço para que a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, fizesse uma prestação de contas.
A prefeita e a diretora do Consórcio Ângela Cardoso detalharam os resultados alcançados na melhoria do atendimento à população regional após a ampliação do número de profissionais credenciados pelo CIS Amcespar.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Foto: Divulgação/Amcespar