facebook

Legislativo homenageia Comunidade Polonesa Iratiense

17/12/2021

Legislativo homenageia Comunidade Polonesa Iratiense

Visando reconhecer a história deste povo trabalhador, que atravessou o atlântico em uma terra desconhecida para proporcionar dias melhores para suas famílias e descendentes, a Câmara concedeu Moção de Aplausos no dia 14 de dezembro à Comunidade Polonesa Iratiense, que este ano comemora 150 anos da imigração no Brasil e no Paraná. Conforme os proponentes Teresinha Miranda Veres, Helio de Mello, Alcides Cezar Pinto e Leomar Jacumasso a homenagem reconhece a importância dos poloneses e seus descendentes na formação do município de Irati.  

O presidente Helio de Mello registrou a satisfação da Câmara em homenagear esta Comunidade que teve papel importante no desenvolvimento e crescimento local. “Nação amiga, provo trabalhador de lutas, vitórias e conquistas trazidas para o bem comum do nosso país, estado e município. Nossa gratidão a esta Comunidade, que admiramos e respeitamos por sua religiosidade, cultura e tradições, que fazem parte do cotidiano e da identidade de Irati”, afirmou Helio.

Em nome dos proponentes da Moção, a vereadora Teresinha Miranda Veres, fez a leitura de um breve histórico da imigração polonesa no Brasil e no Paraná, além imigrantes no município de Irati. “Os trilhos da estrada de ferro, as terras cobertas de araucárias e matas nativas como a erva mate e a fertilidade do solo para a agricultura na região de Irati motivaram a vinda dos imigrantes e de seus descendentes. Os primeiros poloneses que vieram para nossa cidade instalaram-se na região Alto da Serra, e segundo Gluchowski, o pioneiro foi o Sr. Ladislau Gryczynski. Em 1904, o Alto da Serra contava com 30 famílias. Por volta de 1920, Irati despontava como o Eldourado paranaense e neste período já se encontravam 800 famílias na região. Muito dedicados à agricultura colaboraram para que a região de Irati se tornasse agrícola e o Paraná o celeiro do Brasil. À toda comunidade polonesa o nosso reconhecimento e gratidão”, parabenizou Teresinha.  

Representando a Comunidade Polonesa, Nelsi Antônia Pabis, que é descendente de poloneses por mãe e pai e é presidente do Núcleo da Braspol de Irati, agradeceu o reconhecimento. “Agradecemos imensamente ao Legislativo por esta homenagem. Hoje é um dia importante para nosso município especialmente à Comunidade Polonesa, dentro das comemorações alusivas aos 150 anos da chegada dos primeiros poloneses ao Brasil e Estado do Paraná. É o primeiro evento presencial que representa o reconhecimento e a valorização pelo poder público da contribuição desta etnia para a região de Irati. Como é de conhecimento de todos, o caminho dos poloneses é uma história de luta pela conquista da liberdade e da independência política”, contou Nelsi relatando também um pouco da história dos 120 anos da presença dos poloneses em Irati., que deixaram um lindo legado que compõe a paisagem do município. “A Braspol em nome da comunidade polonesa agradece a homenagem e externa gratidão ao Brasil, terra que recebeu os imigrantes os acolhendo com muito carinho. Como dizem os poloneses serdecznie dziekujeme, agradecemos de coração por este momento especial”.    

Os proponentes da honraria entregaram um certificado de Moção de Aplausos à presidente da Braspol que representa a Comunidade Polonesa no município de Irati. Antes de encerrar a solenidade, o presidente da Câmara solicitou que em pé, publicamente, os vereadores externassem a homenagem mediante aplausos. Helio reafirmou que a honraria representa o reconhecimento a este povo, que tanto contribuiu e contribui até hoje, através de seus descendentes, para a formação da estrutura populacional, econômica, social e cultural da nossa cidade.

Texto e fotos: Assessoria CMI

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580