30/07/2024
Faleceu na manhã de terça-feira (30), o vereador e presidente da Câmara de Irati, José Ronaldo Ferreira (Ronaldão) aos 54 anos. O prefeito de Irati, Jorge Derbli, decretou Luto Oficial de três dias em Irati e lamentou a morte do parlamentar, que foi vereador por três mandatos, entre 2005-2008, 2009-2012 e 2021-2024. Também foi vice-presidente da Câmara de 2005 a 2006 e presidente de 2023 a 2024.
A Câmara Municipal de Irati homenageou Ronaldão. “Em reconhecimento ao amor, trabalho e dedicação a Irati, a Câmara Municipal, por meio de seus vereadores e funcionários, prestou homenagem a José Ronaldo Ferreira, manifesta condolências aos familiares e amigos, expressando o mais profundo pesar pelo seu falecimento”, declarou a entidade, através de sua Assessoria de Imprensa.
O prefeito de Irati, além de declarar luto oficial no município nos dias 30 de julho, 31 de julho e 1º de agosto, também enaltecendo a atuação política do parlamentar. “Sua dedicação e compromisso com a nossa cidade marcaram uma trajetória de três mandatos exemplares, pautados pelo trabalho árduo e pela busca incessante pelo bem-estar da população. Ronaldão do Povo, como era conhecido por muitos, deixou um legado de integridade, respeito e amor por Irati”, disse o prefeito Jorge Derbli.
Em sua vida política, Ronaldão foi autor de inúmeros Projetos de Lei importantes para o município. Atuante nas causas sociais, ele destinava 50% dos seu subsídio de vereador para instituições de caridade, promessa feita em 2020 durante a campanha política.
Atualmente Ronaldão era filiado ao PSDB e já havia participado de sete eleições. Mesmo lutando contra o câncer, neste ano ele tinha concedido entrevista à rádio Najuá, colocado o seu nome à disposição como pré-candidato à prefeito. Em outras duas eleições ele já havia concorrido ao cargo. Ele também foi candidato a deputado estadual por duas vezes.
Ronaldão fazia parte do grupo de teatro São Francisco de Assis, que realiza o Teatro da Paixão de Cristo em Irati. Ele interpretava o personagem Barrabás. Amigos e colegas de Ronaldão lamentaram sua partida e acolheram com mensagens de carinho a família do vereador.
"Nosso grupo de teatro São Francisco de Assis se entristece nesse momento de dor e perda do amigo e irmão de todos nós e dos franciscanos de Irati. Paz e Bem você levou sempre na sua vida", disse o presidente do grupo, Vanderlei Kawa.
O velório do parlamentar ocorreu na Câmara Municipal de Irati nos dias 30 e 31. E o sepultamento ocorreu no cemitério da Vila São João, na manhã do dia 31. Ronaldão deixa a esposa Joana Reche Ferreira e a filha Marilia Ferreira. Ele era natural de Inácio Martins, nascido em 12 de julho 1970, filho de Pedro de Almeida Ferreira e de Vitoria Lopes Ferreira.
Com o falecimento, o vereador João Henrique Sabag Duarte, que estava substituindo interinamente Ronaldão, assume oficialmente a presidência da Câmara Municipal.
Da Redação/Hoje Centro Sul