facebook

Irati recebe reconhecimento como “Cidade Amiga do Idoso”

Destaque em políticas públicas para a pessoa idosa, município está com duas obras em andamento da Cidade do Idoso e Condomínio do Idoso

01/04/2022

Irati recebe reconhecimento como “Cidade Amiga do Idoso”

Irati recebeu o reconhecimento como “Cidade Amiga do Idoso” durante evento realizado pelo Governo do Estado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na última segunda-feira (28). Trata-se de uma ação conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa incentivar a promoção de políticas públicas e a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Na ocasião, o prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita, Ieda Waydzik, e a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, entregaram o plano de trabalho, requisito para que o município faça parte da rede de cidades e comunidades amigáveis da pessoa idosa da OMS. Tiveram destaque a Cidade do Idoso – projeto pioneiro no Paraná, cuja ordem de serviço para início das obras foi assinada recentemente, e o Condomínio do Idoso, que está sendo construído próximo ao Parque São João. A deputada federal, Leandre Dal Ponte, a agente política articuladora deste movimento no estado, também acompanhou a cerimônia, junto do deputado estadual, Artagão Junior.

O prefeito Jorge Derbli ressaltou que todos os idosos merecem ter um envelhecimento saudável. “Eu pergunto: quem de nós não vai ficar idoso e precisar de um abraço fraterno, carinho de um parente, de um filho, de um irmão, de uma pessoa que tanto gostamos? Nos sentimos felizes se o idoso estiver feliz, e sabemos que muitas pessoas não têm esta condição”, comentou.

A secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, enalteceu a importância do reconhecimento de Irati como “Cidade Amiga do Idoso”. “Hoje, Irati faz parte da rede global de cidades e comunidades amigáveis à pessoa idosa, e isto é um grande avanço, significa uma mudança de perspectiva. Nosso objetivo é que Irati se torne, cada vez mais, humana e acolhedora, uma cidade que cuida, acolhe e respeita sua população idosa”, comentou.

Segundo Sybil, o plano de trabalho entregue ao governo estadual tem validade de 10 anos e envolve trabalhos em setores, como Assistência Social, Saúde, Lazer e Educação. Ela comenta que isso é resultado de um trabalho coletivo da Secretaria de Assistência Social e da administração municipal num todo, que colocou na agenda pública o cuidado com a pessoa idosa. Outros setores, como o Conselho Municipal pelos Direitos da Pessoa Idosa, o Comitê Gestor Intersetorial de Envelhecimento e do Programa Cidade Amiga do Idoso, além de integrantes da sociedade civil, que se envolveram neste trabalho, juntamente com a deputada Leandre.

A parlamentar enfatizou o trabalho social que o município de Irati vem realizando há vários anos. “Irati já tem um trabalho que se destaca na área social, acho que é um dos municípios que mais tem dado atenção às pessoas idosas. Não é, sem razão, que está sendo construído o primeiro complexo social Cidade do Idoso em Irati, que logo também terá o Condomínio do Idoso. São políticas públicas que o prefeito Jorge Derbli vem fazendo e hoje foram ratificadas pelo governador Ratinho Júnior, que reafirmou seu compromisso com a nossa cidade”, ressaltou Leandre.

Para o governador Ratinho Júnior, a população vem tendo cada vez mais expectativa de vida. Por isto, há necessidade de criar bons programas para atender os idosos. “Tudo isso tem sido construído nos últimos anos, e a agora é a consolidação desse trabalho com a chancela da OMS e da Opas”, observou o governador.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Comentários

Edição 1404 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580