31/07/2024
Com suas pré-campanhas nas ruas de Irati e nas mídias sociais, cinco nomes anunciaram que querem concorrer ao cargo de prefeito de Irati nas eleições do dia 06 outubro. São quatro homens e uma mulher na disputa, sendo dois ex-vereadores, um empresário, um advogado e uma professora. Todos precisam ser aprovados pelas convenções de seus partidos para deixarem de ser pré-candidatos e se tornarem candidatos ao Executivo.
O pré-candidato Rafael Felipe Lucas (Podemos) foi vereador em Irati por dois mandatos, 2009-2012 e 2013-2016. Entre 2016 e 2024, Rafael trabalhou junto ao Governo Ratinho Júnior, na Secretaria de Estado de Planejamento e na ParanaCidade. Ele é advogado e filho do ex-prefeito e ex-deputado Felipe Lucas.
O pré-candidato Emiliano Gomes (PSD) foi vereador em Irati durante um mandato, entre 2013 e 2016. Ele foi candidato a prefeito nas eleições de 2016 e 2020. Recentemente, Emiliano trabalhava como assessor parlamentar do deputado estadual Hussein Bakri. No último ano, concluiu a graduação em Gestão Pública. Antepassados de Emiliano já ocuparam o cargo de prefeito da cidade, seu bisavô e seu tataravô.
O pré-candidato Nelson Menon (União Brasil) é empresário, sócio- proprietário do Grupo Italiano. Pela primeira vez ele entra na disputa por um cargo eletivo. Seu irmão, Vilson Menon, já foi vereador e presidente da Câmara Municipal.
A pré-candidata Ana Radis (PT) é professora, ex-diretora do campus Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e graduada em Zootecnia. Atua no IFPR de Irati desde 2011, quando deixou a região Oeste do Paraná e veio para a cidade. No ano passado, Ana Radis foi candidata à reitora do IFPR, o que a estimulou a ser pré-candidata a prefeita.
O pré-candidato Josué Hilgemberg (MDB) é advogado criminalista e já concorreu ao cargo de prefeito de Irati nas eleições 2020. Ele foi o último a se declarar como pré-candidato a prefeito, pois o MDB estava propenso a apoiar a pré-candidatura de Ieda Waydzik (PSDB). Mas, nas articulações políticas estabelecidas, Ieda está praticamente definida como vice de Rafael Lucas. Com isso, o MDB decidiu lançar candidato.
Até o dia 05 de agosto, última data para a realização das convenções partidária, podem ocorrer mudanças. Qualquer pré-candidato pode desistir de concorrer ou não ser aprovado pelas convenções partidárias. Além disso, outros partidos ainda podem decidir lançar candidatos a prefeito, como é o caso do PP, que ainda avalia se esta possibilidade é viável ou não.
Datas das convenções
O Partido dos Trabalhadores (PT) será o primeiro a realizar sua convenção, no dia 31 de julho, às 18h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção e Mobiliário de Irati - Sintracom, na Rua Sete de Setembro, nº 19.
O União Brasil e o Solidariedade realizarão suas convenções no dia 02 de agosto, às 18 horas, na Rua Júlio Viera Lisboa, 66.
O Podemos e o PL farão suas convenções no dia 01 de agosto às 18 horas, no Buffet Luísa Sedoski.
A Federação PSDB Cidadania realizará suas convenções no dia 03 de agosto, às 17 horas, na Rua Doutor Correia, 139.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) fará sua convenção no dia 04 de agosto, às 8 horas, na Rua Dezenove de Dezembro, 363.
O Partido Progressista (PP) fará sua convenção no dia 05 de agosto, às 18 horas, na Coronel Emílio Gomes 303, sala 7.
O PSD, até o fechamento desta edição não havia definido a data e o local da sua convenção.
Pré-candidatos a prefeito e vice:
- Rafael Lucas (Podemos) e Ieda Waydzik (PSDB) como vice;
- Emiliano Gomes (PSD) e Larissa Mazepa (Republicanos) como vice;
- Nelson Menon (União Brasil) e Cleverson Santa Clara (Solidariedade) como vice;
- Ana Radis (PT), ainda sem um vice pré-definido, podendo ser Luciano Menon;
- Josué Hilgemberg (MDB), sem definição do vice, desde que o PP decidiu reavaliar se irá compor ou não.
Da Redação/Hoje Centro Sul