facebook
31/08/2020

Federação de Basketball homenageia Jacopetti pelos mais de 60 anos de dedicação ao esporte

Federação de Basketball homenageia Jacopetti pelos mais de 60 anos de dedicação ao esporte

A Federação Paranaense de Basketball e o Memorial do Basquete de Ponta Grossa tem feito o resgate da história desta modalidade esportiva no Estado, com homenagem para atletas e técnicos que se destacaram ao longo dos anos. O professor Antônio Alceu Jacopetti, de Irati, foi um dos homenageados.

“A gente, humildemente, fica feliz, por estar ao lado de grandes nomes, como Dalila, que foi da Seleção Brasileira de Basquete”, afirmou Jacopetti. Segundo ele, as homenagens têm valorizado a trajetória daqueles que se dedicaram ao esporte e aproximado amigos.

Satisfeito por incluir o nome da cidade de Irati nesta história, o professor relata que guarda muitas fotos e relatórios das conquistas alcançada nos mais de 60 anos de atuação. Jacopetti também conta que, após a publicação da homenagem pela Federação Paranaense nas redes sociais, o Memorial do Basquete de Brasília entrou em contato com ele, para entrevistá-lo, por videoconferência. “Dei uma entrevista de mais de uma hora”, diz. 

Homenagem na íntegra:

“Realmente é muito difícil prestar uma homenagem com apenas quatro ou cinco slides, ao professor Jacopetti. Ele possui uma das mais ricas e vitoriosas histórias no basquete paranaense. São mais de 60 anos a serviço do nosso esporte no Estado e no Brasil, formando atletas, mas acima de tudo cidadãos. Aliás, como ele gosta de dizer: ‘Antes da medalha no peito, a formação do cidadão!’.

Natural de Itararé, SP. Formado pela Escola de Educação Física e Desportos da UFPR em 1971, onde também concluiu os cursos de Técnico Desportivo em Basquetebol e Futebol. Pós-graduado em 1991 em Educação Física Escolar e, em 1993, em Educação Física Adaptada para Deficiência Física e Mental, ambos os cursos promovidos pela Universidade Gama Filho. Como atleta: Integrante da Seleção Paranaense Universitária de Basquetebol nos Jogos Universitários Brasileiros, em 1969, em Brasília, DF; Integrante da Seleção de Basquetebol de Irati por várias décadas nos Jogos Abertos do Paraná.

Como técnico: Várias vezes campeão e vice-campeão nas fases regionais dos Jogos Abertos do Paraná; Na Federação Paranaense de Basquetebol, campeão estadual mirim masculino em 1976, 1978, 1984 e 1988; e campeão estadual pré-mirim em 1984; Campeão paranaense de Basquetebol feminino nos Jogos da Juventude do Paraná em 1991, com vitórias na fase final diante dos gigantes de Apucarana, Maringá, Londrina e Curitiba; Técnico da Seleção Paranaense de Basquetebol nos Jogos Estudantis Brasileiros em 1987, em Campo Grande, MS, obtendo o vice-campeonato nacional.

Em 2014 foi escolhido e homenageado como Técnico Honorário do Estado do Paraná pela Federação Paranaense de Basquetebol, em solenidade que contou, inclusive, com o presidente da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) Horácio Muratore, e da atleta Hortência Marcari”.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS