facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1230 - Já nas bancas!
24/06/2020

Empresários de Irati terão plataforma para vendas online

A plataforma está sendo desenvolvida para os lojistas que fazem parte da Associação Comercial de Irati, que terão um marketplace para se aproximar dos consumidores, expor e vender seus produtos

Empresários de Irati terão plataforma para vendas online

Uma plataforma de vendas online para as empresas locais está sendo desenvolvida pela Associação Comercial Empresarial de Irati (Aciai). A proposta é que os associados possam utilizar este espaço para expor os seus produtos em ambiente digital e realizar vendas.

“Quero dizer que a Aciai está implantando um marketplace. Uma empresa de Londrina onde estamos fazendo um contrato e vamos implantar aos nossos associados”, afirmou o presidente da Aciai, Elias Mansur.

Os próprios lojistas farão o cadastramento dos produtos e o gerenciamento da sua "loja virtual", poderão incluir produtos, excluir, alterar, cadastrar. Tudo isso, utilizando uma senha da empresa para acessar a plataforma. De acordo com a executiva da Aciai, Simone dos Anjos, a plataforma deverá estar disponível já nas próximas semanas. “Nos meses de julho e agosto estaremos cadastrando as empresas. Depois as empresas irão cadastrar os produtos, e só então vai ser liberado para os consumidores”, explica Simone.

Com este incentivo da Associação Comercial, muitas empresas de Irati deverão iniciar o comércio online de produtos para compensar a redução do período de funcionamento, além de atender ao consumidor que, devido à pandemia, se acostumar a fazer comprar através da internet e decidir manter este hábito. “Há uma tendência de que pós-pandemia os consumidores que migraram para as compras online, um percentual continue a fazer compras através das plataformas de vendas”, comenta a executiva da Aciai.

Devido a essa tendência, Elias Mansur, que também é presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul) conta que plataformas de vendas online deverão ser disponibilizadas não apenas em Irati, mas nas 13 Associações Comerciais que compreendem a Cacesul.

Em Irati ainda não está definido se será cobrada uma taxa de adesão para a empresa participe do marketplace. Caso ocorra a cobrança, segundo Simone, será apenas uma única taxa no ano, “o equivalente a uma mensalidade que ele paga na Aciai”.

Ela destaca as vantagens de participar da plataforma, dentre elas, maior visibilidade para os produtos das lojas físicas. “A Aciai estará proporcionando que o empresário tenha uma loja virtual, que vai ajudar nas vendas da loja física também, pois muitos clientes fazem pesquisa de preços e produtos online. A intenção é oferecer um serviço exclusivo para os associados”, relata. Empresas que não façam parte da entidade podem primeiro integrar a Associação Comercial de Irati para depois participarem da plataforma de vendas online.

Direitos e deveres

Atualmente está acontecendo o desenvolvimento e implantação da plataforma. A Associação Comercial de Irati contratou uma empresa para realizar estes trabalhos.

“A segunda etapa é a elaboração do contrato entre a Aciai e o associado. Neste contrato serão elaboradas as cláusulas com os direitos e deveres de ambas as partes, inclusive resguardando os direitos dos consumidores. A questão da entrega dos produtos e os responsáveis será regulamentada no próprio site e no contrato”, explica Simone.

Segundo ela, o cuidado para que ocorra a entrega dos produtos adequadamente foi um dos principais pontos que levou a Aciai a optar em ofertar o serviço da plataforma de vendas online somente para empresas associadas. “A Aciai mantêm contato e bom relacionamento com os associados, assim qualquer falha ou problema na entrega, a Aciai poderá ajudar a resolver, buscando preservar o direito e o dever dos envolvidos”, finaliza Simone.

Estratégias comerciais

Um encontro online com palestrantes do meio digital e de empreendedorismo, o Webinar – Estratégias Comerciais para o Varejo, foi promovido pela Aciai e pelo Sebrae na noite de 16 de junho.

“Mudou muita coisa na pandemia e nos negócios digitais, mas ainda entender e ouvir o cliente é uma das principais maneiras eficazes de negócio”, destacou o consultor e professor de marketing, empreendedorismo e inovação Cristiano Machado durante o evento.

Já o especialista em marketing digital e planejamento estratégico, Diogo Lima, ressaltou que é preciso “usar o online de uma forma sadia”. “É uma oportunidade de entender qual a necessidade para abrir os horizontes”, disse.

O gestor de projetos do Sebrae Marcos Ambrósio enfatizou o crescimento das vendas online nos últimos anos. “Eu acompanhado e-commerce desde 2015 e já via este setor crescendo ao ano e agora mais de 40%, já era um mercado emergente”, disse.

Foi durante o evento que o presidente a Aciai, Elias Mansur, anunciou a nova plataforma online para os comerciantes de Irati.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Imagem: Pixaby