facebook
06/09/2021

Câmara Mirim volta a funcionar e possibilita aprendizagem e participação política às crianças

A posse dos Vereadores Mirins de Irati para a 9ª Legislatura ocorreu nesta semana. Ex- vereador Mirim conta como a experiência influenciou sua vida

Câmara Mirim volta a funcionar e possibilita aprendizagem e participação política às crianças

Na quarta-feira (01), o presidente da Câmara Municipal de Irati, Hélio de Mello, coordenou a Sessão Solene de Diplomação e Posse dos Vereadores Mirins de Irati para a 9ª Legislatura. O evento teve a presença da prefeita em exercício, Ieda Regina Waydzik e foi um marco para os alunos do 5º ano das escolas eleitos Vereadores Mirins.

“Isso é o que nós precisamos para o nosso país, para o nosso município, pessoas interessadas, que queiram participar politicamente”, disse Ieda. Hélio frisou o papel dos alunos ao fazerem parte do projeto.  “A participação no desenvolvimento do nosso município é responsabilidade de todos e esta é a oportunidade para que os alunos das nossas escolas representem seus ideais e exponham suas expectativas”, disse.

 O projeto Câmara Mirim existe desde 2012 e busca aproximar os estudantes da política, formando cidadãos mais críticos, conhecedores das atribuições dos agentes públicos e, portanto, com maior capacidade de atuação política.

Raul Zainedin da Rocha, que foi Vereador Mirim em 2017, é exemplo disto. Hoje com 14 anos, o adolescente utilizou a tribuna durante a Sessão Solene para contar como participar do projeto contribuiu para sua formação. Ele conta que após a experiência de propor projetos para a escola e bairro durante seu mandato, decidiu participar da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2018. Na ocasião, foi eleito representante do município para participar da Conferência Estadual. Nesta, foi eleito com um dos dois representantes do Paraná na Conferência Nacional.

“Hoje eu participo do CPA [Comitê de Participação de Adolescentes, que é parte do Conselho Nacional dos Diretos das Crianças e Adolescentes] e não paro, é o tempo todo a gente criando projetos, criando ideias, principalmente na pandemia e principalmente sobre educação, porque o acesso à educação durante a pandemia está cada vez mais difícil”, disse Raul.

O jovem acredita que as propostas para beneficiar crianças e adolescentes não servem apenas para o estado e o país, mas têm de ser compartilhadas. Por isso também atua junto a instâncias discussão e formação de políticas públicas para proteção aos direitos das crianças e adolescentes no Mercosul.  

“Eu defendo os nossos direitos para provar que política é sim um assunto de crianças e de adolescentes, porque vai ser difícil, mas com muito esforço podemos formar uma sociedade melhor do que a que temos hoje em dia”, afirmou Raul, estimulando os novos Vereadores Mirins a sempre continuarem atuando.

Mesa Diretora

Além da posse, neste dia 1º os Mirins escolheram através do voto os membros para composição da mesa diretora: Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários.

Presidente: Otávio Rudunike (Escola Municipal Tancredo Martins)

Vice-presidente: Ana Gabriella Maieski (Escola Municipal Antonina Fillus Panka)

1º Secretária: Hayane Alves Ferreira (Escola Municipal Francisco Stroparo)

2ª Secretária: Flávia Landucci Vieira (Escola Municipal Mercedes Braga)

Presentes

Também participaram da Sessão, os vereadores Vera Gabardo, Teresinha Veres, Ronaldão, e Nato Kffuri.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Assessoria CMI

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS