facebook

Caixa d’Água Boa beneficiará famílias de Inácio Martins, Rio Azul e Prudentópolis

13/04/2022

Caixa d’Água Boa beneficiará famílias de Inácio Martins, Rio Azul e Prudentópolis

O programa Caixa d’Água Boa atenderá neste ano 1500 famílias paranaenses, em 51 municípios do Estado, através do investimento de R$ 3,93 milhões. Na região, Inácio Martins, Rio Azul, Prudentópolis, Antônio Olinto e Ipiranga tiveram famílias contempladas pelo programa estadual, que é desenvolvido através da Sanepar e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com os municípios.

Lançado em 2019, o Caixa d’Água Boa  consiste na doação de caixas d’água para famílias paranaenses em vulnerabilidade social, fazendo também a instalação dela.  Ao todo, já foram atendidas 4 mil famílias em 143 municípios do Estado. O programa conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e venceu, em 2021, o prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global na área do setor público.

“Às vezes não temos noção de como esse programa ajuda a vida de uma família. É mais qualidade, água potável em casa, armazenada sem a necessidade de sair por aí com balde na mão. Isso se reflete em mais higiene, mais saúde, mais qualidade de vida”, disse ainda o vice-governador Darci Piana.

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, expressou seu contentamento em relação ao programa no município e conta que são “60 famílias contempladas com caixas d'água, estrutura e recursos financeiros para a instalação”.

Em outro município da região, Rio Azul, 30 famílias foram beneficiadas pelo programa. “Recebemos 30 caixas d’água e o kit, com o pedestal, e mais mil reais para cada família fazer a instalação. E são as famílias que mais precisam, que não tem condições de ter uma caixa d’água. Já temos anúncio de mais outras famílias que logo vão estar recebendo”, afirmou o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski.

Como funciona o programa

A Sanepar disponibilizar uma caixa d'água de 500 litros e um kit de instalação enquanto que a Sejuf entra com o subsídio financeiro de mil reais para custeio da instalação, bem como o treinamento de como fazê-la.

Para participar do programa as famílias devem atender a certos critérios como: residir em um município que possua contrato com a Sanepar; residir em um domicílio que não possui caixa d'água e que seja abastecido pela Sanepar; a renda deve ser de até meio salário mínimo nacional por pessoa; estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal; e estar em vulnerabilidade social, seguindo o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa Nossa Gente Paraná.

Assinatura da renovação convênio

No último dia 28, ocorreu no Palácio Iguaçu a assinatura da extensão do convênio entre a Sanepar e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com os municípios beneficiados, para a continuidade do programa Caixa d’Água Boa em 2022.  O Estado foi representado no ato pelo vice-governador Darci Piana.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Agência Estadual

Fotos: Divulgação PMRA e Divulgação PMIM 

Comentários

Edição 1404 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580