facebook
19/04/2021

Assistência Social de Teixeira Soares voltará a oferecer algumas atividades presenciais

Crianças e adolescentes das famílias que são acompanhadas pelo CRAS e pelo CREAS do Município serão acolhidas para, gradativamente, voltarem a participar de diversas atividades na Associação Menonita de Assistência Social (AMAS)

Assistência Social de Teixeira Soares voltará a oferecer algumas atividades presenciais

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Teixeira Soares em parceria com a Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) retoma nesta segunda-feira (19) as atividades presenciais para atender crianças e adolescentes de famílias acompanhadas pela política de Assistência Social do município através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares (SCFV). A volta gradativa acontece respeitando as determinações da Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica e é para acolher as crianças e adolescentes das famílias que são acompanhadas pelo CRAS e pelo CREAS de Teixeira Soares.

“As crianças precisam ter este acompanhamento e ter realmente o fortalecimento de vínculos, mesmo que isso nos deixe preocupados, mas precisamos ir nos adequando gradativamente”, destacou o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz.

Serão atendidas 84 crianças e adolescentes – 32 crianças no período da manhã e 32 à tarde, além de 20 adolescentes que irão frequentar a oficina de música. As atividades ocorrerão de segunda a sexta-feira, na sede da AMAS, que fica próxima às residências da Cohapar e possui um local amplo que permite o desenvolvimento de atividades dentro das salas e na área externa, pois conta com campos e quadras.

Serão feitas oficinas com diversos temas, principalmente relacionado à pandemia, à família e ao autoconhecimento. Cada educador ficará responsável por oito crianças ou adolescentes, sem troca de educador para fazer oficinas, ou seja, a mesma pessoa desenvolverá todas as atividades. Os lanches serão servidos para cada turma em um horário diferente para evitar que muitas crianças fiquem juntas em um mesmo espaço.

“Sabemos da necessidade das pessoas, muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade, e o atendimento será focado naqueles que mais precisam. Mesmo sabendo dos cuidados e riscos, mas é uma ação necessária de ser retomada. Acho que vai funcionar, pois, a procura está muito grande”, contou o secretário da Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter José Heinen.

Segundo ele, o atendimento social irá beneficiar até mesmo a área da Educação, vendo o que está dando certo com os alunos e no que há mais dificuldades. O objetivo é, também, ensinar as crianças e adolescentes sobre os cuidados de proteção à Covid-19,  o comportamento que devem ter em casa, na rua, com os vizinhos, de maneira geral. 

A retomada das atividades presenciais para crianças e adolescentes em Teixeira Soares pretende despertar o conhecimento sobre os cuidados em todos, pois as crianças levam os ensinamentos para os pais, avós, irmãos e todo o grupo familiar.

A entidade AMAS vem se preparando para o início deste projeto piloto de atendimento presencial, e já estava em contato frequente com essas famílias de maneira remota de acordo com o secretário da Família e Desenvolvimento Social de Teixeira Soares. “Este retorno presencial, gradual e planejado servirá para o início das demais atividades presenciais no município. Sabemos deste desafio, mas, com responsabilidades e buscando este bem comum de nossos usuários, tentaremos fazer o melhor em conjunto com os responsáveis da AMAS. Teremos avaliações e acompanhamentos diários para que seja realmente levado a sério todos os procedimentos”, finaliza Pitter.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação AMAS

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS