facebook

Aluno de Irati é convocado para participar do programa Ganhando o Mundo

Jonatan Gabriel Rossa é aluno do Colégio Estadual Cívico Militar Duque de Caxias e foi o primeiro iratiense classificado no para o intercâmbio internacional através do programa do governo do Estado

22/08/2023

Aluno de Irati é convocado para participar do programa Ganhando o Mundo

O iratiense Jonatan Gabriel Rossa, de 15 anos, é o primeiro iratiense a ser selecionado para participar do programa Ganhando o Mundo, do governo do estado do Paraná. Ele é aluno do Colégio Estadual Cívico Militar Duque de Caxias e conta que ainda não sabe em qual país fará o intercâmbio.

“Esta é a terceira edição e fico muito feliz de ter sido o primeiro iratiense a ser classificado a participar, entre 12 mil estudantes inscritos em todo Paraná. Não sei ainda para qual destes países irei: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia, mas com toda certeza será uma grande oportunidade”, relata Jonatan Gabriel.

Ele conta que soube do programa por seus professores e logo quis participar. “Ano passado, quando eu estava no 9° ano, a diretora Eloísa Van Der Neut, do Colégio Estadual Cívico Militar Duque de Caxias (onde estudo desde o 6° ano), a Lízia que está acompanhando a evolução do Programa aqui do Núcleo Regional de Irati, e outros professores, apresentaram para os alunos o programa, explicaram que seria uma vivência maravilhosa viajar para um país de língua estrangeira, com nova cultura e modo de vida, porém seria necessário fazer algumas provas e exercitar mais o inglês. Com isso, acabei me interessando demais pelo intercâmbio e comecei de aprofundar mais o estudo da Língua Inglesa. Meus pais também incentivaram que eu continuasse participando das atividades necessárias para concorrer a vaga”, detalha.

Poderiam se inscrever estudantes da 1ª série do ensino médio e que cursaram do 6° ao 9° ano do ensino fundamental na rede pública do Estado, entre outros requisitos como boas notas e frequência escolar. “Além disso, a nota de classificação selecionou os estudantes considerando três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná, e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estivesse matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 teve peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor constaram peso 15 cada um na pontuação total (100)”, descreve Jonatan Gabriel.

Ele conta como se sentiu ao ser convocado pelo programa. “Desde quando recebi a notícia que havia conseguido o 1° lugar de Irati, fiquei muito contente e empolgado; também fortaleceu o ânimo para prosseguir os estudos com mais dedicação e responsabilidade com o objetivo de adquirir mais conhecimento e independência. O foco principal será o aprendizado da Língua Inglesa, onde a Plataforma Inglês Paraná é um dos melhores recursos para praticar o inglês”, conta.

Como será o intercâmbio

A viagem de Jonatan Gabriel está programada para janeiro do ano que vem e deve durar até julho. São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação

Comentários

🗞📰 Edição 1565 já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580