facebook

Agricultura distribui sêmen bovino para incremento da bacia leiteira de Irati

26/04/2021

Agricultura distribui sêmen bovino para incremento da bacia leiteira de Irati

Com o objetivo de aumentar a produção leiteira local e garantir maior rentabilidade aos produtores iratienses, a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Agricultura, está iniciando a distribuição de doses de sêmen bovino nas propriedades que são cadastradas no Projeto Leite Competitivo Sul-Cantu. As primeiras doses de sêmen começaram a ser entregues na sexta-feira (23).

Das 1.500 doses de sêmen bovino adquiridas pela Prefeitura por meio de licitação, 200 chegaram para iniciar a primeira etapa de distribuição aos 120 produtores de leite que fazem parte do Projeto Leite Competitivo Sul-Cantu, realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná.

De acordo com o técnico agrícola da Secretaria de Agricultura de Irati, Osnei Abel Lopes, o lote compreende 150 doses da raça holandesa e 50 de jersey. “O projeto possui várias etapas. Primeiro, os produtores fazem o curso de manejo e depois, a inseminação, que é o incentivo de melhoramento genético. Temos produtores que têm o botijão de sêmen na propriedade e já fazem esta inseminação com o apoio da Prefeitura”, comenta Lopes.

Oscar Orchel foi um dos primeiros produtores a receber as doses com este acompanhamento da equipe da Agricultura. “No início, a gente não tinha conhecimento e adquirimos alguns animais. Recebemos o convite para fazer um curso de manejo, através da Prefeitura, e começamos a receber assistência técnica na propriedade. Minha esposa e filha fizeram o curso e a gente já recebeu algumas doses de apoio. Então, começou a melhorar, a nascer os animais com genética de uma raça mais pura e, assim, já aumentamos a produção de leite”, destaca o produtor leiteiro que recebeu 10 doses da raça holandesa.

Quem faz o trabalho de inseminação na propriedade é a filha de Oscar, Caroline Izidoro Orchel, que é técnica em Agroecologia. “A partir do melhoramento genético, nós começamos a estudar com o Abel, e conseguimos tirar novas raças e melhorar toda a produção. A partir da cria de uma das nossas vacas, já teremos um gado de raça mais pura, pois a gente quer melhorar o rebanho da nossa propriedade”.

De acordo com o secretário da pasta, Raimundo Gnatkowski, o município está em constante acompanhamento aos produtores. “É a Secretaria de Agricultura, em um trabalho de apoio ao nosso agricultor, principalmente, para mantê-lo no campo, na atividade da bacia leiteira. Esta é uma melhoria genética para que nós tenhamos maior produção com o mesmo número de animais”, salientou.

Texto/foto: Assessoria PMI

Comentários

🎄🗞️ A edição especial de natal (n° 1647) já está nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580