30/08/2024
Os advogados Renato Hora e Guilherme Heraki, que prestaram assessoria jurídica ao primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Irati, realizado na noite da última quarta-feira (28), avaliam que o evento seguiu a legalidade e teve postura exemplar dos candidatos.
Os três concorrentes participaram do debate promovido pela Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul: Emiliano Augusto Rocha Gomes, da coligação “O futuro é agora” (formada pelos partidos Republicanos, PSD, PDT, PRD, União Brasil, Solidariedade e MDB), Ana Cláudia Radis, da coligação “Irati, esta terra é do povo (formada pela Federação Brasil da Esperança PT, PCdob e PV, e pelo partido PSB) e Rafael Felipe Lucas, da coligação “Juntos por Irati” (composta por PP, Podemos, PL e pela Federação PSDB/Cidadania.
O advogado e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Renato Hora, destacou que o evento transcorreu dentro da normalidade.
“O evento, do ponto de vista legal, transcorreu com normalidade e sem intercorrências que mereçam ressalvas. Parabenizamos à organização do debate, à Rádio Najuá, ao Jornal Hoje Centro Sul, e demais que lá estiveram. Agradecemos pela honra do convite para que prestássemos assessoria jurídica nesta importante ocasião. Parabenizamos também aos candidatos e seus assessores pela postura, juridicamente falando, irretocável. Agradecemos, por fim, a todos os ouvintes pelo prestígio da audiência”, frisou.
Já para o advogado Guilherme Heraki, o debate seguiu o que prevê a legislação. “O evento transcorreu de maneira exemplar, respeitando a todas as normas legais pertinentes, os candidatos mantiveram um comportamento educado e civilizado, proporcionando uma discussão enriquecedora para o público. Agradeço pela oportunidade de mais uma vez poder participar deste evento cívico da nossa cidade, e que sempre as melhores ideias prevaleçam”, comentou.
Também participou da assessoria jurídica do debate, a advogada Juliana Floriano Panka.
Avaliação da OAB
O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Irati, Mário César Pianaro Ângelo (Marinho) elogiou o formato como o debate foi apresentado. “Foi bastante produtivo, um formato muito interessante, que permitiu a interação entre os candidatos. Esta é a grande qualidade e virtude do debate, que eles se expressem e confrontem suas ideias, e isto foi muito dinâmico. Houve também a participação da sociedade, através das faculdades de direito, com as perguntas formuladas pelos alunos. Foi um formato bastante interessante e produtivo e acredito que o eleitor que acompanhou ontem este primeiro debate já pode ir tendo uma impressão melhor de cada candidato e do perfil de cada campanha, para que possa tomar uma decisão mais consciente no dia da eleição”, frisou
Como foi estruturado o debate
No primeiro bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de se apresentar e dizer por que merecem disputar a Prefeitura de Irati. Em seguida, eles responderam perguntas feitas entre si, com tema livre, o que também aconteceu no terceiro bloco do programa.
No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas selecionadas pela organização do debate e elaboradas pelos professores e estudantes dos cursos de Direito da Faculdade São Vicente e do Centro Universitário Campo Real. Já no último bloco, os postulantes à Prefeitura voltaram a fazer perguntas entre si, porém com temas definidos pela organização do evento.
.
Registro
Acompanhe na edição impressa do jornal Hoje Centro Sul deste dia 30 de agosto, que já está nas bancas, as perguntas feitas durante o debate e as respostas dos candidatos.
Da Redação/Hoje Centro Sul e Najuá