facebook
22/09/2020

Ações marcam Dia da Árvore em Irati

Ações marcam Dia da Árvore em Irati

Na segunda-feira (21), foi comemorado o Dia da Árvore. Em Irati, algumas ações marcaram a data, que tem como objetivo principal conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

Pela manhã, o Rotary Club de Irati, em parceria com a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, efetuou o plantio de diversas mudas de árvores na Área de Preservação Permanente (APP), do Parque da Vila São João. Foram plantadas mudas de pitanga, monjoleiro, aroeira vermelha e jacarandá.

Em seguida, com apoio da empresa Climadek, a ação do plantio de mudas aconteceu no Centro da Juventude, na perimetral João Stoklos.

Na parte da tarde, o Instituto Água e Terra (IAT), regional de Irati, efetuou a distribuição gratuita de aproximadamente 700 mudas nativas de frutíferas e floríferas. Na área do estacionamento externo do órgão foram entregues mudas de ipê amarelo, guabiroba, pitanga, cerejeira do mato, aroeira e ingá-feijão, entre outras. Junto às mudas, foram entregues panfletos sobre a destinação correta do lixo, cedidos pela Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati.

Histórico

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A criação da data surgiu da necessidade de estimular a conscientização da preservação das matas e do meio-ambiente. Ainda tem como objetivo defender as florestas contra propostas ambientais questionáveis, como incentivos ao desmatamento. A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.

Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países. Assim, por exemplo, na Alemanha, o Dia da Árvore é comemorado dia 25 de abril. Na Polônia, é comemorado no dia 10 de outubro. Na Tanzânia, no dia 1 de janeiro.

A data comemorativa à arvore surgiu em finais do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872. Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas. Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

No Brasil, o decreto número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabeleceu que o Dia da Árvore deveria ser substituído pela Festa Anual das Árvores. Isso porque o Brasil possui diferentes características climáticas, o que dificulta o plantio de árvores, por exemplo, em estados do norte e nordeste no período de secas. Entretanto, a data de 21 de setembro tem prevalecido nas comemorações nacionais sobre o tema.

O Dia Mundial das Florestas e da Árvore é comemorado no dia 21 de março. Nessa data, em muitos lugares do mundo, ocorrem ações como o plantio de árvores, programas de sensibilização e conscientização da população e atividades ligadas ao meio ambiente.

Texto/Fotos: Assessoria PMI

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS