Secretaria de Defesa animal completa dois anos de trabalho em Irati
As políticas públicas voltadas aos animais em Irati seguem avançando. Fundada em março de 2022, com o objetivo de realizar ações em defesa do bem-estar animal, a Secretária de Defesa Animal se consolida como um importante órgão de saúde pública.
Por meio de iniciativas concretas a fim de amenizar os problemas que o município enfrenta em relação ao abandono, maus tratos e superpopulação de animais nas ruas, a secretária atua por meio de feiras de adoção, atendimentos clínicos a animais de rua, castração gratuita para pessoas em vulnerabilidade social, arrecadações e doações de ração, resgate de animais vítimas de maus tratos, entre outras ações em prol da proteção animal.
Atualmente já foram castrados gratuitamente no município mais de 259 animais pelo programa Castrapet do Governo Estadual, além de aproximadamente 2 mil procedimentos entre consultas, cirurgias, internamentos realizados pela secretaria.
Segundo o secretário, Wagner Beida, as ações vêm para diminuir os efeitos causados pelo abandono, maus-tratos, além de conscientizar a população para o bem-estar animal. “Desde a criação da secretaria em 2022 realizamos um trabalho intenso em várias frentes, que vai desde o acompanhamento até o resgate de animais em situação de risco” aponta.
Feiras de adoção
Uma das atividades realizadas pela secretaria são as feiras de doação de cães e gatos. As feiras, realizadas no Parque Aquático, ocorrem um domingo por mês, onde animais resgatados da rua são levados por tutores temporários até a doação. Para participar das feiras, os animais são selecionados e precisam estar em boas condições de saúde. Até o momento foram realizadas 28 feiras, onde mais de 258 animais foram adotados, todos com os termos de guarda responsável assinados pelos responsáveis.
Atendimento clínico a animal de rua
O atendimento veterinário a animais de rua é realizado em quatro clínicas credenciadas do município. O atendimento é agendado pela secretaria de Defesa Animal que realiza um termo de autorização para que se proceda o atendimento. Segundo o secretário Wagner, ao todo foram realizados aproximadamente 1.965 procedimentos, dentre eles consultas, cirurgias, internamentos para os animais, resultando em um investimento de R$ 137.833,56.
Apreensão de animais de grande porte
Outra ação realizada desde 2023, é o recolhimento de animais de grande porte como: cavalo, vaca, ovelha e suínos soltos em ruas e terrenos públicos. Os animais apreendidos são levados por uma empresa credenciada, que os mantém sob cuidados nutricionais e abrigados por até 15 dias em caso de não comparecimento do proprietário. Nesse período eles recebem microchips de identificação. Até o momento foram resgatados 23 animais nessas condições.
Denúncias
As verificações de denúncias a maus tratos contra os animais são feitas em conjunto com a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil. São realizadas visitas ao local denunciado e, caso seja constatado os maus tratos, é emitida uma notificação e um termo de posse responsável além de orientaç&otil