Júnior Benato cita principais ações à frente da Amcespar e destaca a força a união regional
Após seis anos de gestão, Junior Benato decidiu não concorrer novamente na eleição que elegeu o prefeito de Irati, Jorge Derbli, como novo presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar). Benato disse que sua missão foi cumprida e destaca grandes conquistas recentes, como o Hospital Erasto Gaertner em Irati, a Patrulha Rural, o SAMU e a elevação do Corpo de Bombeiros de Irati para Subgrupamento Independente
Há seis anos no comando da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), o prefeito de Inácio Martins, Edemetrio Junior Benato, decidiu não concorrer novamente na eleição que aconteceu ontem (26), a qual elegeu o prefeito de Irati, Jorge Derbli, como novo presidente. Benato pretende agora atuar como vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Ele comentou que sua missão junto à Amcespar está cumprida e destacou pontos importantes que foram concretizados ou iniciados durante a sua gestão.
Construção do Ambulatório Médico de Especialidades de Irati
Na última terça-feira (24), Junior Benato esteve presente na sede da Amcespar, em Irati, no evento que reuniu autoridades de todas as esferas do governo e autorizou a licitação para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que terá um investimento de R$ 14,6 milhões. Na oportunidade, também foram assinados convênios que somam outros R$ 5,8 milhões para a região.
Ele afirmou que se sente orgulhoso em fazer parte do momento histórico para região e agradeceu aos prefeitos que buscaram o investimento para a saúde nos últimos anos. “Agora praticamente encerrando com a assinatura dessa grande construção que é o Ambulatório Médico de Especialidades, que vai ser construído aqui em Irati, e que vai atender aos nove municípios da nossa regional. Então eu me sinto com muito orgulho, porque a Amcespar cresceu realmente durante todo esse período, os prefeitos realmente fizeram a diferença para a nossa região”, disse.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Como conselho para o novo presidente, ele sugere a continuidade do foco no trabalho em prol da melhoria da saúde pública regional e a manutenção das conquistas já consolidadas pelos municípios que fazem parte da Amcespar. “Agora é preciso dar essa continuidade, com uma representatividade forte perante os governos, para que a gente pelo menos não perca o que nós já ganhamos. Um exemplo é a 4ª Regional de Saúde, que foi referência na época da pandemia, porque era a regional que menos tinha contaminação; nós estávamos sempre no final da fila, o que significava efetividade no combate ao coronavírus. Então não perder o que já ganhamos e conquistar mais, deve ser o lema daqui para frente.”
Erasto e SAMU
Duas conquistas de peso da Amcespar nos últimos anos são enfatizadas no balanço das ações: trazer para Irati e região a unidade do Hospital Erasto Gaertner e o início do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urg

