Piloto de Teixeira Soares é destaque no automobilismo e disputará etapa de acesso à Stock Car
Edson Bueno está próximo de vencer a categoria B do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600, um dos acessos à Stock Car. A prova que pode dar o título ao piloto de Teixeira Soares acontece no dia 17 de dezembro, em Interlagos, São Paulo
O piloto Edson Bueno está perto de vencer a categoria B do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600. A competição é considerada uma das categorias de acesso à Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro.
O caminho para vencer o campeonato teve momentos dramáticos na última etapa disputada em Londrina, no dia 25 de novembro. O piloto, que está em primeiro lugar na classificação geral, poderia ter vencido o campeonato em seu estado, naquela prova, mas o sonho foi adiado, pois o carro em que competia apresentou problemas. “A pista era complicada e acabei quebrando o câmbio, ficamos fora da primeira bateria. Na segunda bateria, largamos em último, mas conseguimos chegar em primeiro, engatando só na quarta marcha”, conta.
A vitória na segunda bateria deixou o piloto em primeiro lugar com 168 pontos na classificação geral. A próxima etapa acontecerá no dia 17 de dezembro, em Interlagos, em São Paulo.
É em São Paulo que o piloto de Teixeira Soares espera conseguir alcançar a vitória. “Lá tem que fazer tudo certinho porque tem que pensar no campeonato, tem que pensar em ganhar a prova pra ficar bem colocado. O objetivo é levar o carro e não quebrar”, disse.
Carreira
A história de vida de Edson Bueno, 21 anos, se confunde a sua história junto ao automobilismo. A paixão pelos carros é herdada pelo pai, Edson Frehner Bueno, que colocou ele e sua irmã, Crhistina Hilgemberg Bueno, a andarem de kart ainda crianças no kartódromo Ildefonso Zanetti, em Irati.
Os primeiros passos começaram aos sete anos no kart, mas logo evoluíram à medida que a paixão foi crescendo. “Fomos crescendo. Indo para Fusca Cross, ganhamos o Indoor, e então fomos pro Asfalto”, conta.
A chegada aos primeiros lugares da categoria de acesso à Stock Car tem sido realizada com a ajuda de seus pais Edson Frehner Bueno e Cristian Mary Hilgemberg Bueno, que atuam diariamente para que o filho consiga alcançar seu sonho. A cada etapa, a família se reúne e acompanha o piloto nas disputas. Um ônibus que funciona de motorhome possibilita que todos possam estar juntos nas etapas classificatórias.
Objetivo
Edson Bueno conta que seu objetivo é um dia chegar a Stock Car. “Meu sonho é Stock Car, mas tem que ter o sonho e a realidade”, disse.
A realidade é parecida com a de muitos. Sem muito patrocínio, nos dias de semana Edson Bueno tira a vestimenta de piloto e se transforma em empresário, para trabalhar em sua empresa em Teixeira Soares.
A vestimenta de piloto volta durante os treinos realizados na pista do kartódromo em Irati. “Eu tenho a vantagem de ter Irati. Hoje esse esporte não tem como alugar uma pista e ir treinar com o carro. Você tem que treinar com alguma coisa parecida. A base de tudo é o kart”, relata.
Perto das datas de competição, o empresário Edson Bueno deixa tudo organizado para que o piloto Edson Bueno vá em busca de seu sonho e consiga treinar para a próxima competição.
Busca pelo patrocínio
Apesar de ter ajuda da família, o caminho para a Stock Car é penoso. Isso porque cada etapa é extremamente cara. Por isso a busca de patrocínio é essencial para que essa caminhada continue. “Tudo isso precisa de um patrocínio infelizmente, que é muito caro. Uma prova hoje de acesso a Stoc

