Irati recebe Selo Ouro do Ministério da Educação

Por Redação Hoje Centro Sul 3 min de leitura

Reconhecimento nacional destaca políticas públicas e iniciativas exitosas que garantem o direito à alfabetização das crianças no município

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na segunda-feira (9), os resultados do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Edição 2025, e Irati foi um dos municípios contemplados com qualificação Ouro. O selo reconhece esforços e iniciativas das Secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas públicas que garantem o direito à alfabetização das crianças.

A certificação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA – ação do Governo Federal que tem como objetivo assegurar que as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de fortalecer as aprendizagens nos anos iniciais da educação básica.

De acordo com dados da 48ª edição do Boletim Compromisso, das 5.595 redes de ensino que aderiram ao CNCA em todo o país, 4.728 foram certificadas. Deste total, 2.285 redes receberam o Selo Ouro, entre estaduais e municipais. Irati obteve pontuação 138, demonstrando o alinhamento das políticas educacionais do município às diretrizes do programa e o compromisso contínuo com a alfabetização de qualidade.

Iniciativas que fizeram a diferença

Entre as ações que contribuíram para a conquista do Selo Ouro está a Abelinda, mascote da alfabetização. Criada como instrumento pedagógico, a personagem é utilizada em atividades escolares, projetos educativos e campanhas de incentivo à leitura e à escrita, aproximando as crianças do processo de alfabetização de forma lúdica e significativa.

Para a articuladora da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, Giselle Opata Zorek, a Abelinda torna o processo de alfabetização mais leve, divertido e prazeroso, fortalecendo o vínculo das crianças com a leitura e a escrita e auxiliando o trabalho dos professores em sala de aula.

A novidade para este ano letivo é que a mascote passará a atuar também nos CMEIs, com ações como contação de histórias e visitas guiadas à Biblioteca Pública, estimulando o contato das crianças com o universo literário desde a educação infantil.

Para a secretária municipal de Educação, Elicéia Halatiki Szereda, o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo. “A conquista do Selo Ouro representa o empenho diário dos professores, equipes pedagógicas, gestores escolares e de toda a Secretaria de Educação. Investimos em formação, acompanhamento pedagógico e em iniciativas inovadoras que tornam a alfabetização mais atrativa e efetiva para nossas crianças.”

A cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Edição 2025 está prevista para o mês de março.

Assessoria PMI