“O agro é o carro-chefe do Paraná”, enfatiza Ratinho Jr. em evento

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o bom momento do Paraná no campo ao participar da 6ª edição do Fórum do Agronegócio, na manhã de quinta-feira (4), em Londrina, Norte do Estado. Ele voltou a lembrar o esforço para transformar o Estado no supermercado do mundo e valorizou o financiamento de investimentos para os agricultores, por meio do Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais ). Disse ainda que o grande acerto do Paraná é o planejamento a longo prazo.
Esses temas foram explorados pelo chefe do Executivo paranaense durante o painel “Geopolítica no agro: produção eficiente e acesso a mercados”. A proposta da atividade, que contou com mais três debatedores, era desenvolver uma avaliação conjunta sobre como o país pode se posicionar de forma estratégica frente às novas dinâmicas globais, considerando a integração entre governo, lideranças e entidades representativas, em busca de protagonismo global.
“O agro é o carro-chefe do Paraná. A nossa base econômica, quase 40%, vem derivada da agroindústria. É por isso que o Paraná tem se transformado cada vez mais no supermercado do mundo”, falou o governador. “Isso porque, além de produzir tudo aquilo que a gente já faz na roça, nós também hoje passamos a ter uma industrialização, que é a transformação desses alimentos, gerando muito emprego nas empresas, cooperativas, indústrias e consolidando o Paraná cada vez mais como um grande exportador. Somos o maior produtor de proteína animal do país”, complementou. Em 2024, o Paraná exportou para 210 países, principalmente soja, carnes (frango e suíno), café, madeira, bebidas e derivados.
Para garantir uma evolução crescente no setor, de suma importância para o território paranaense, mas também brasileiro, Ratinho Junior apontou o Fiagro como uma solução viável e fundamental. A função desse projeto é permitir acesso dos produtores a recursos financeiros com juros abaixo do mercado para investir na ampliação e aprimoramento dos negócios. “O Fiagro é a carta de alforria do agricultor, dando independência para ele usar como convier, desde que seja para investimento, como infraestrutura, maquinário”, resumiu o governador. O Fundo de Investimento Agrícola do Paraná (FIDC Agro Paraná) é o primeiro crédito rural criado por um governo estadual no país.
Agência Estadual

