facebook

Região tem 23 casos suspeitos de coronavírus e Paraná tem 54 casos confirmados

22/03/2020

Região tem 23 casos suspeitos de coronavírus e Paraná tem 54 casos confirmados

Na noite deste domingo, 22,  foi divulgado o boletim oficial da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e os municípios  que fazem parte da 4ª Regional de Saúde têm 23 casos suspeitos de COVID-19.  Estão sendo investigados 8 casos em Irati, 5 casos em Fernandes Pinheiro, 4 casos em Mallet,  2 em Imbituva, 2 em Rebouças, 1 em Rio Azul e 1 em Teixeira Soares. O caso suspeito registrado no município de Inácio Martins ainda não consta no boletim oficial da SESA.

 

Também há um caso descartado em Irati, ou seja, que já teve os testes feitos e o resultado foi negativo. Foi descartado o primeiro caso suspeito de coronavírus registrado em Irati no início da semana – uma mulher, de 57 anos, que tinha retornado da Itália para Irati no dia 04 de março. 

 

Prudentópolis, que não faz parte da 4ª Regional de Saúde  também tem um caso em investigação.

 

Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o novo boletim do coronavírus neste domingo (22), contabilizando 54 casos confirmados da doença no Paraná. Os novos casos são de Curitiba (3), Foz do Iguaçu (3), Cianorte (1), Colombo (1), Pinhais (1) e moradores de Miami-EUA (2) que estão sendo tratados no Estado.

 

Os 11 pacientes deste boletim são: seis homens e cinco mulheres com idades entre 17 e 54 anos e que estiveram na Itália, Emirados Árabes, Miami e/ou contato com casos confirmados fora do Estado.

 

Nova metodologia

A Sesa adotou uma nova metodologia para análise de casos. Anteriormente prevalecia o município de notificação, agora é considerado o município de residência. Isso facilita o monitoramento e assegura maior capacidade de verificação e possível circulação do vírus nas localidades pelas equipes de saúde.

Houve alterações de dados. Foram retirados três casos de Curitiba, onde dois pacientes são moradores de São Paulo, e um de Pinhais, e que foram notificados na capital paranaense. Um caso registrado em Umuarama foi alterado para Cianorte, visto que o paciente recebeu o atendimento em Umuarama, mas reside em Cianorte.

 Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias passam a constar agora no boletim como casos em investigação.

A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

O Paraná, no entanto, não tem nenhum caso de transmissão comunitária.

Com a nova divulgação dos casos em investigação, a Sesa garante ainda maior transparência e efetividade de informação, evitando assim dados desencontrados ou até mesmo desinformação.

Hoje são 1.354 casos em investigação – já com a nova metodologia –, 159 casos descartados.

Aproximadamente 600 casos em investigação foram testados pelo Lacen e foram negativados, mas não constam no sistema do Ministério da Saúde em razão da instabilidade da plataforma.

 

Da Redação/ Hoje Centro Sul, com informações Agência Estadual

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580