facebook

32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati atraiu 25 mil pessoas

Com melhorias na estrutura e na segurança do complexo, milhares de pessoas puderam prestigiar os três dias do evento

25/07/2022

32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati atraiu 25 mil pessoas

Aproximadamente 25 mil pessoas passaram pelo Centro de Tradições Willy Laars durante os dias de realização do 32º Rodeio Crioulo de Integração, que aconteceu no último final de semana. O público pôde acompanhar apresentações culturais, que encantaram os presentes na Invernada Artística, além de mais de mil competidores na disputada Invernada Campeira. Também três bailes, com renomados artistas da música gaúcha, animaram as três noites da festividade que faz parte do calendário de comemorações dos 115 anos de emancipação política de Irati.

Na estrutura foram feitas melhorias para receber as pessoas, como a implementação de câmeras de monitoramento e controle de entrada para crianças e adolescentes.

Além do público que prestigiou os artistas e competidores, autoridades políticas de esferas municipal, estadual e federal também marcaram presença nos três dias do maior rodeio do Paraná.

Invernada artística

Mais de 30 grupos de dança participaram da invernada artística do 32º Rodeio de Irati, que também contou com cerca de 300 apresentações individuais. O diretor artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Luiz Otávio da Trindade de Freitas, elogiou os competidores e a organização. "É uma energia muito boa, todos são muito capacitados, tanto é que se torna difícil a votação. Esta organização é positiva para quem participa e para quem assiste também", comentou Luiz.

Raul Felipe de Lima faz parte do CTG Fronteira da Amizade, de União da Vitória, e este foi o primeiro Rodeio que ele se apresentou. Ele e sua prenda Geovana participaram no sábado (16) das danças tradicionais em grupo, e no domingo (17), da dança de salão individual. "Meu sonho desde ‘piazito’ era entrar no CTG, fazer parte da cultura gaúcha. Minha família cultivava a tradição, mas era apenas tomando chimarrão, fazendo um churrasco no espeto e ouvindo músicas. Conforme fui crescendo tive mais autonomia e consegui entrar no CTG, onde me dediquei muito. E o 32º Rodeio de Irati é o meu primeiro rodeio participando da invernada artística", disse o jovem artista.

Invernada campeira

A invernada campeira teve a participação de mil competidores, dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Cada equipe teve cinco participantes. Neste ano, fizeram parte da composição da patronagem da invernada campeira os CTGs XV de Julho, Missioneiro, Pousada do Tropeiro, Terra dos Pinheirais, Fazenda Neumann, Laço Velho, Estância Jacumasso, Picasso Velho, Herança de Bravos e Esteio da Esperança.

Bailes e shows

Na sexta-feira aconteceu o tradicional Baile de Patrão, no Centro de Eventos recém-inaugurado no CT Willy Laars. A animação ficou por conta do grupo Marca Fandangueira, que abriu a noite, e na sequência pelo grupo Os Serranos. Já no sábado, aconteceu o Baile de Rodeio, com João Luiz Correa & Grupo Campeirismo. No domingo, quem animou a noite foi o grupo Baitaca.

Centro de Eventos

O aniversário de 115 anos de emancipação política de Irati também foi marcado pela inauguração do Centro de Eventos, localizado no CT Willy Laars. O novo espaço vai atender diversas demandas e poderá ser utilizado para vários tipos de eventos do município, como formaturas, palestras, e até para programações de entidades beneficentes. "Era uma demanda antiga. Agora, a população conta com um espaço público, confortável e que será muito usado", ressalta o prefeito Jorge Derbli.

O presidente da Câmara Municipal, Hélio de Mello, também falou sobre a importância do Centro de Eventos. "Temos certeza que não será utilizado apenas uma vez por ano, mas que vai fazer diferença na vida das pessoas", disse. O que também foi reforçado pela vice-prefeita Ieda Waydzik. "Buscamos com obras e ações o bem-estar da nossa população. É um dia de festa, de comemorar tantas conquistas".

👉 Clique aqui e receba as notícias da região no seu celular

A obra tem uma área de 1.757m² e foi iniciada em julho de 2019. O valor total investido foi de R$ 4.591.574,42. O Centro de Eventos possui hall de entrada, salão principal, administração, instalação sanitária, sala de apoio, circulação, camarins com instalação sanitária, palco com acesso por plataforma elevatória, camarote, sala de enfermagem, hall, instalação sanitária masculina e feminina, churrasqueira e cozinha, dispensa, bar, guichê, depósito de material de limpeza, fraldário, bilheteria, escadas de acesso e caixa d’água.

A inauguração contou com uma bênção especial do padre da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Jorge Casimirski. Na oportunidade, também participaram autoridades municipais, entre elas, vereadores, secretários, deputados e representantes de entidades.

Segurança

Além da melhoria na estrutura do CT, neste ano, o evento passou a ter mais segurança, através do monitoramento por câmeras, que fizeram a leitura facial e a das placas dos veículos. A tecnologia presente nos equipamentos também tem capacidade de realizar a contagem de quantos entraram no CT Willy Laars e alertar a base em casos de movimentação excessiva, como brigas e confusões. Além disso, a partir deste ano passou a ser obrigatório o uso de pulseiras de identificação para menores de idade, independentemente de estarem acompanhados ou não.

Comércio

A realização do rodeio tem impacto positivo na economia de Irati. De acordo com empresários locais, os efeitos do evento são visíveis antes mesmo de ele acontecer, pois as vendas e prestações de serviços crescem significativamente. Com destaque para as áreas de hotelaria, alimentação, lojas de calçados, roupas e assessórios.

A Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) estima que o comércio em geral teve bons resultados. "Faremos um levantamento para saber o quanto as vendas aumentaram neste período, mas a expectativa é que todo o comércio seja impactado positivamente", afirmou o presidente da Aciai, Elias Mansur. 

A procura por trajes relacionados à moda campeira aumentou mais de 70%, de acordo com a proprietária e vendedora de uma loja deste estilo, Camila Zarocinski. "O Rodeio é um evento que movimenta toda a nossa cidade. O pessoal fica empolgado para participar, não só aqui na cidade, como em toda a região", conta. A empresária disse que em sua loja os produtos que mais venderam foram as botas, chapéus, camisas e as tradicionais bombachas.

O secretário de Indústria e Comércio de Irati, Marcelo Rodrigues, comentou que o entretenimento proporciona qualidade de vida para as pessoas, além de ajudar a economia local. "Neste ano, a Prefeitura investiu em melhorias no CT Willy Laars, tanto no acesso, quanto na beleza do local, para atrair mais visitantes", frisou o secretário.

Nacional

O Rodeio de Irati faz parte do circuito classificatório que seleciona os melhores competidores para o Festival Paranaense de Arte e Tradições (Fepart), que este ano será em Pato Branco. O circuito acontece nas cidades de Toledo, Irati, Planalto e Cascavel. Dos competidores de Irati, três vagas de cada modalidade irão para o Fepart.

Além disso, durante o 32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati, a estrutura do CT Willy Laars e a organização do evento foi avaliada pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). O motivo é a expectativa do município sediar o Rodeio Nacional dos Campeões, em 2023.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul, com informações da PMI

Fotos: Assessoria PMI

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580