facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1221 - Já nas bancas!
22/05/2020

49 famílias de Teixeira Soares recebem novas moradias

49 famílias de Teixeira Soares recebem novas moradias

Quarenta e nove famílias de Teixeira Soares receberam na tarde de quinta-feira (21) as chaves de suas novas moradias no Conjunto Habitacional Sol Nascente. São famílias como a da dona de casa Selma dos Santos, de 43 anos, que tem três filhos adolescentes e atualmente a fonte de renda familiar é o repasse mensal do programa Bolsa Família.

Para a família de Selma, a casa de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, recebida sem nenhum custo de prestação, irá melhorar significativamente a qualidade de vida.  “A casa representa tudo, estou muito feliz de ganhar ela, porque na minha casa não tinha nem banheiro, estou muito feliz, era um sonho”, afirma ela.

Rosicleia Aparecida Paiva, de 38 anos, também está muito animada com a nova moradia. Ela vive com o esposo Aroldo, uma filha e uma neta. “O que eu não consegui dar para as minhas filhas, agora estou dando para a minha neta e para a minha outra filha, uma casa boa pra morar”, diz.  Seu esposo, que é trabalhador autônomo, conta que a casa veio em boa hora, “porque nós não temos recurso para fazer a nossa casa, que tem goteira bastante”.

Estas duas famílias carentes de Teixeira Soares estavam cadastradas no programa Nossa Gente Paraná, que oferece assistência social a famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Hoje foi a entrega de uma moradia digna, um lugar, um cantinho. O sol nasceu para essas famílias e com certeza ele vai brilhar e agradeço a Deus por isso”, disse o prefeito de Teixeira Soares Lula Thomaz.

Investimentos

O projeto para a construção das casas envolveu cerca de R$ 2,5 milhões de investimentos do tesouro estadual por meio de um trabalho integrado entre a Cohapar e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teixeira Soares.

A prefeitura comprou a área para a edificação das casas, fez toda a documentação  individualizando as matrículas de cada terreno, fez os serviços de terraplanagem e executou a pavimentação primária, em cascalho, nas ruas do Conjunto Habitacional Sol Nascente. De acordo com o prefeito de Teixeira Soares, o Município investiu cerca de R$ 600 mil, desde 2017, nessas ações. “Eu lembro como se fosse hoje, nos primeiros dias de mandato, comprando terreno fiado em 10 vezes para pagar”, comentou Lula Thomaz.

Segundo ele, poder entregar as casas para a população mais carente representa “um marco na história da política habitacional de Teixeira Soares”.  “São 49 casas, sem nenhum custo de prestação, esse sonho foi realizado devido ao esforço muito grande de pessoas que fazem parte desse governo”, disse.

 Poder atender a população carente e executar obras mesmo durante a pandemia foi outra questão comentada pelo prefeito. “Isso me dá orgulho e gratidão de ser prefeito de Teixeira Soares, desse município de 102 anos, que está pujante mesmo nessa época de pandemia de coronavírus, é um canteiro de obra graças a Deus”, finalizou.

IPTU

O município ainda aprovou, com a anuência da Câmara de Vereadores, a isenção da cobrança de IPTU durante cinco anos. Os proprietários também tiveram isenção de cobranças para instalação das ligações das redes de energia elétrica, água e esgoto graças à participação da Copel e Sanepar no projeto.

Precaução

A entrega das chaves das casas foi respeitando o distanciamento e os cuidados para a prevenção à propagação do coronavírus. Tanto os técnicos quanto as famílias beneficiadas utilizaram máscaras e fizeram a higienização com álcool em gel durante a assinatura dos documentos na noite de quarta-feira (20).

Presença dos deputados

Mesmo com a entrega das chaves sendo feita de forma individual às famílias, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, deputado Sandro Alex, e o deputado Alexandre Curi fizeram questão de passar por Teixeira Soares nesta quinta-feira (21), para cumprimentar o prefeito Lula Thomaz e a vice Juliana Belinoski por esta conquista para as famílias do município. 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

Classificados