11/11/2024
X Solidário arrecada mais de R$ 279 mil em prol de instituições de combate ao câncer e ações sociais
O valor será destinado a instituições de apoio social e combate ao câncer em Irati, Rebouças e São Mateus do Sul, beneficiando diretamente cinco entidades. A iniciativa, promovida pelo Grupo Ivasko, também distribuiu 1.784 lanches para escolas do município
O encerramento da 15ª edição da Campanha X Solidário, promovida pelo Grupo Ivasko (GI) ocorreu na tarde de quarta-feira (6), em Irati. Neste ano, a campanha arrecadou R$ 279.286,50, mais uma vez superando a edição anterior de 2023, que alcançou R$ 272.828,00. O valor será destinado a instituições de combate ao câncer e de apoio social em Irati e região. Pela primeira vez também serão beneficiadas entidades de São Mateus do Sul e Rebouças.
As doações serão destinadas a cinco instituições: a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci), que receberá R$ 97.700,00; a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati, com R$ 60.000,00; a Santa Casa de Irati, com R$ 49.086,50; a Associação Mulheres em Ação (AMA) de Rebouças, com R$ 20.000,00; e a Associação São Mateuense de Apoio e Proteção ao Idoso (ASMAPI), que será beneficiada com R$ 52.000,00. Além disso, a campanha doou 1.784 lanches para 11 escolas de Irati.
Solidariedade e união
Edna Ivasko, idealizadora do X Solidário, comemorou o sucesso da campanha. “É com grande alegria que a gente fecha mais uma campanha. São 15 anos de campanhas ininterruptas, e cada ano, como a gente mesmo criou essa expectativa de sempre entregar mais, chega uma hora que fica cada vez mais difícil, até pela capacidade da própria empresa na produção. Mas realmente estamos vivendo um momento muito especial na campanha e, mais uma vez, superamos as expectativas e o valor do ano passado”, afirmou Edna.
O presidente do Grupo Ivasko, José Carlos Ivasko (Zeca), destacou a importância da solidariedade dos participantes. “Parabéns para todos os envolvidos, parabéns às pessoas por se importarem com a solidariedade, com ajudar os outros, com deixar um pouco do seu dia, das suas preocupações e fazer algo por quem precisa mais do que a gente, mesmo que esse gesto seja resumido em comer um sanduíche, porque é isso que vai fazer com que a gente ajude as pessoas”, disse Zeca.
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A gerente de marketing do Grupo Ivasko, Ana Paula Ivasko, também celebrou o crescimento da campanha e o impacto nas comunidades participantes. “Todo ano a gente se surpreende com o tamanho que essa campanha toma, a importância que ela entrega para a sociedade não só iratiense, mas agora temos instituições como Rebouças e São Mateus do Sul participando com a gente”, comentou.
Ela também relatou as experiências emocionantes que surgem com a doação de lanches para onze escolas de Irati. “Esse ano, a gente doou mais de 1.700 lanches, e quando a gente vai nas escolas e escuta os relatos dos gerentes que vão nas escolas, a gente se emociona, porque são sempre relatos de crianças que nunca comeram um x-salada. Eles levam para os irmãos, para o pai e para a mãe, que ficaram em casa, experimentarem aquele lanche. Então, é muito legal ver tudo isso.”
Destinação dos recursos
A presidente da Anapci, Denise Dietrich, destacou que é muito gratificante participar mais um ano da campanha. “A população de Irati é muito solidária. A gente observa que as pessoas que não consomem o X Solidário, doam para os pacientes, então só temos a agradecer à população”, declarou Denise. Ela mencionou que parte do valor será utilizado para a compra de cestas de Natal para os pacientes e compartilhou o desejo da instituição de adquirir um veículo para facilitar a entrega de doações em áreas rurais.
A vice-prefeita eleita de Irati, Larissa Mazepa, reforçou o impacto da campanha ao longo dos anos. “São 15 anos de X Solidário, ajudando a população, fazendo com que a iniciativa privada possa estar fazendo a sua doação para toda a nossa população de Irati e região. Então, é muito importante o X Solidário arrecadando a cada ano mais e mais, principalmente porque sabemos que esses recursos realmente chegam até quem mais precisa, principalmente para os nossos ‘pacientinhos’ que mais precisam e seus familiares.”
Lenon Gauron