facebook
01/03/2021

Voluntários fazem sinalização e limpeza da trilha de acesso à cachoeira do Pinho de Baixo

Voluntários fazem sinalização e limpeza da trilha de acesso à cachoeira do Pinho de Baixo

As trilhas de acesso à cachoeira do Pinho de Baixo, em Irati, estão recebendo melhorias. Um grupo de 15 pessoas, voluntárias, decidiu arregaçar as mangas e fazer o trabalho sinalização, limpeza e facilitação de acessibilidade ao longo do trajeto da trilha de acesso à cachoeira.

Após realizarem um levantamento das ações necessárias, a primeira etapa de trabalho ocorreu na semana passada, no domingo (21), e os próximos serviços estão programados para este sábado (27).

Os voluntários já colocaram placas indicando o caminho até a cachoeira, roçam alguns pontos  e coletaram o lixo deixado pelos visitantes que se acumulava na trilha. Uma das voluntarias, Kellyn Brenda Chriezanoski Carneiro, detalha os serviços feitos no dia 21. “Nós já fizemos uma limpeza nas trilhas, roçadas de alguns pontos da trilha, a construção de degraus nas partes íngremes para descer para o rio. Colocamos as plaquinhas de conscientização e de direcionamento das trilhas”, contou Kellyn.

A ação tem sido elogiada pelos visitantes da cachoeira do Pinho de Baixo, que, por enquanto, continua bem cuidada, sem placas danificadas ou acúmulo de lixo. “Isso é um pedido importante: que os visitantes respeitem o trabalho feito e usufruam do espaço ajudando a cuidar do local”, destacou a voluntária.

Na segunda etapa de trabalho, neste sábado (27), serão construídas duas novas pontes com pranchões de madeira para melhorar a acessibilidade à cachoeira. Segundo Kellyn, uma das pontes que existia no local também havia sido construída por voluntários há alguns anos, mas foi levada pela água após as fortes chuvas no mês de janeiro.

Voluntários

O grupo de voluntários é formado por moradores da comunidade, profissionais do turismo e apreciadores da cachoeira o Pinho de Baixo. Eles contaram com o apoio de empresas e instituições, que doaram matérias-primas para os serviços que melhoraram a aparência do local.

Os voluntários destacam que a ação beneficiará todos que por lá passarem, inclusive, fortalecendo o turismo rural naquela localidade. 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS